13 June 2012

Aluguer de casas: Este simulador diz-lhe qual é a renda que pode esperar

Aluguer de casas: Este simulador diz-lhe qual é a renda que pode esperar

Investir em casas para arrendar pode não ser um negócio tão rentável quanto poderia supor-se. A Deco fez as contas e concluiu que para quem está sujeito a uma taxa média de IRS de 24,5%, a rentabilidade de uma casa localizada nas principais zonas residenciais das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto varia entre os 2,4% e os 4,5%.

Os riscos de incumprimento, os custos associados a uma casa e o preço desta são os fatores que, segundo a Proteste Investe, da Deco, devem ser tidos em conta antes de se avançar para a compra de imóveis com a finalidade de os arrendar. Todos juntos contribuem hoje para que a rentabilidade anual líquida deste negócio seja “muito baixa”.

Calcule aqui quanto pode render a sua casa, se a alugar

Assumindo uma taxa de tributação em sede de IRS de 24,5% (próxima, por isso, da taxa liberatória de 25% que o Governo equaciona criar para as rendas), a rentabilidade de uma casa arrendada vai no máximo aos 4,5%, se a casa estiver localizada nas principais zonas residenciais de Lisboa e do Porto. Mas se o conjunto dos rendimentos do senhorio o colocar na fasquia dos 49% de taxa de IRS, a rentabilidade variará então entre 1,3% e 2,5%.

Além da sujeição das rendas ao IRS, os investidores devem ainda preocupar-se com a tendência do preços dos imóveis, antes de avançar para um investimento desta natureza. Porque, alerta a Deco, apesar de se tratarem de aplicações a longo prazo, o resultado do investidor é sempre a soma das rendas com a mais ou menos-valia na altura da alienação. A informação compilada pelo Instituto Nacional de Estatística sobre o evolução da avaliação que os bancos fazem às casas deve, assim, ser tida em conta antes de uma aquisição.

Além disto, lembra a Deco, embora a concretização de um contrato de arrendamento possa não ser imediata garantida (é necessário primeiro encontrar alguém que esteja interessado em arrendar aquela casa por aquele preço), os custo associados são garantidos: condomínio, seguros, taxas municipais, eventuais reparações e Imposto Municipal sobre Imóveis são despesas que irão acompanhar para sempre a vida do imóvel.

Para conseguir maximizar o investimento e ter mais facilidade em arrendar a casa, é aconselhável adquirir imóveis próximos de transportes, escolas, hospitais. O risco de incumprimento por parte do inquilino deve também estar bem presente no momento de assinar o contrato de arrendamento, sendo aconselhável solicitar uma cópia do IRS e dos recibos de vencimento e exigir fiadores.

A Deco criou um simulador que calcula a rentabilidade anual líquida do investimento num imóvel para arrendar, que pode consultar aqui

Source: Dinheiro Vivo

Comment

Submit

I accept the specific conditions of use

The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.