04 June 2012

Novas regras do crédito à habitação discutidas no Parlamento esta semana

Novas regras do crédito à habitação discutidas no Parlamento esta semana

Todos os partidos com assento parlamentar são unânimes em considerar urgente introduzir alterações ao regime do crédito à habitação, manifestando disponibilidade para acordos a nível da especialidade nas várias propostas de alterações ao actual regime que já apresentaram. As iniciativas legislativas vão ser discutidas esta sexta-feira na Assembleia da República tendo como pano de fundo as mais de 140 mil famílias que deixaram de pagar a casa ao banco, devido ao desemprego e à perda de rendimentos.

O debate às alterações ao regime do crédito à habitação propostas por PS, PSD, PCP, CDS e BE, surge depois de, a 8 de Maio, o Partido Socialista ter apelado à maioria parlamentar para que apresentasse urgentemente propostas para a prevenção do incumprimento dos créditos.

Um mês depois, os partidos da maioria mostraram-se disponíveis para melhorar, na especialidade, as suas próprias propostas e admitem consensualizar com o PS algumas medidas, como a extensão a todas as pessoas dos benefícios que actualmente são facultados aos desempregados de mobilizarem os PPR para efeitos de crédito à habitação, sem penalização. E ainda que, em situações de divórcio, a banca não deva aumentar o ‘spread'. Estas são duas das cinco iniciativas socialistas (quatro projectos de lei e uma resolução).

Source: Económico

Comment

Submit

I accept the specific conditions of use

The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.