App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Turismo em Portugal cresce acima da média mundial

Turismo em Portugal cresce acima da média mundial

Partilhar notícia Imprimir
O turismo em Portugal cresce acima da média europeia e mundial.
O turismo em Portugal cresce acima da média europeia e mundial. De acordo com os dados do mercado de hotelaria no primeiro semestre deste ano divulgados hoje pela Worx Real Estate Consultants o sector turístico é visto como um sector estratégico para o país, o que é visível através do peso na economia nacional, representando 10% do PIB e 14% em exportações.

A procura internacional cresceu, fruto do posicionamento de Lisboa em termos de destino de city-break e de um conjunto de prémios turísticos internacionais. A relação qualidade/preço tem revelado sinais de melhoria que resultam na requalificação de unidade hoteleiras, na construção de novas unidades e ainda no aumento generalizado dos preços médios.

O turismo em Portugal, segundo os dados da OMT, está a crescer acima da média registada tanto na europa como mundialmente.

Estima-se que 2014 venha a ser o melhor ano turístico dos últimos anos

Segundo o estudo regista-se no 1º semestre um aumento das dormidas (+10%) e dos proveitos globais (+11%) face ao mesmo período de 2013. Verifica-se um resultado muito positivo nos primeiros meses de 2014, estimando-se que este venha a ser o melhor ano turístico dos últimos anos.

Regista-se ainda uma diminuição na estada média, o que pode ser explicado pelo aumento do produto city-breaks. A média de ocupação cama tem vindo a subir progressivamente situando-se nos 38,1%. Nos primeiros 6 meses do ano os proveitos de alojamento aumentaram 12% face a 2013, atingindo os 615,9 milhões de euros.

Em 2014 foram inauguradas 18 novas unidades hoteleiras

A oferta hoteleira continua a crescer; Em 2014 foram inauguradas 18 novas unidades hoteleiras, um total de 1.050 quartos, 27% dos quais são de categoria 5* e 50% de 4*.

Com o crescimento das unidades hoteleiras começam também a surgir novas marcas e cadeias internacionais (Lux, Vincci, Golden Tulip) que se concentram maioritariamente nas zonas premium de Lisboa.

Destacam-se das aberturas o Grupo Porto Bay que abriu duas unidades, uma em Lisboa, 5* com 98 quartos na Avenida da Liberdade, e outra em Monforte, Torre da Palma Wine Hotel 5*. O grupo Holiday Inn abriu também um hotel na Avenida da Liberdade e tem prevista a abertura de outro na baixa de Lisboa.

Tendências

O estudo revela também que se mantém a continuação do crescimento da procura em Portugal multidestinos e multimarcas, criando uma imagem de destino polivalente, oferecendo vários produtos turísticos destinados a vários mercados e públicos, permitindo uma diferenciação em relação a outros mercados e um novo posicionamento e notoriedade do país a nível internacional, para um turista cada vez mais exigente e que procura novas experiências.

Perspectiva de crescimento do sector de 2% até ao ano de 2020 conforme o Plano Estratégico Nacional do Turismo; Maior capacidade para atrair turistas através do aumento do número e qualificação de unidades hoteleiras, e pela criação de infra-estruturas capazes de atrair novos públicos-alvo.

Visibilidade e reconhecimento internacional crescente de Lisboa, através da sua capacidade de atrair turistas com eventos especializados, nomeadamente festivais de música, eventos culturais, conferências, torneiros de golf, actividades náuticas entre outros.
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 19/4/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›