App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
taxaimi

IMI a cobrar em 2015 vai baixar em 22 autarquias

Partilhar notícia Imprimir
Lisboa e Porto seguiram o exemplo de 86% das autarquias e decidiram não mexer nas taxas de IMI. Mas há 14 que vão agravar o imposto.
A maioria das autarquias optou por manter inalterada a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis que vai ser cobrada em 2015 e 23 câmaras decidiram mesmo baixar o imposto.

Ainda assim, muitos proprietários irão pagar mais IMI porque no próximo ano já não poderão contar com a cláusula de salvaguarda que até agora impediu aumentos bruscos.

Das 218 câmaras municipais que já indicaram à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) as novas taxas de IMI ou que já têm essa informação disponível, 95 (43%) decidiram fixar o imposto no mínimo possível de 0,3%. Lisboa está entre as autarquias que optaram por este valor, pelo segundo ano consecutivo. Se a estas se juntarem todas as autarquias que estão entre os 0,3% e os 0,395%, o número aumenta para 115, o que equivale a 68% do universo disponível.

No extremo oposto, com o IMI no valor máximo de 0,5% estão para já 25 autarquias. Algumas são "repetentes", outras passaram agora este patamar, como sucede com Mesão Frio. O número deve ainda aumentar, quando estiver completo o mapa dos 308 municípios, porque alguns estão ainda obrigados a manter os impostos no máximo por terem aderido ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL).
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 19/4/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›