
IMI: pedidos de atualização do valor das casas aceleram
Partilhar notícia
Imprimir
Desde o início do ano, o Portal das Finanças já recebeu este ano mais de 4800 pedidos de actualização do valor das casas.
O dinamismo do mercado imobiliário está visível no número de transações, na subida dos preços (de venda e de arrendamento) ou na concessão de novas licenças para construção e para obras. Parte deste movimento tem também reflexo no IMI, seja ao nível da receita, seja dos pedidos de isenção ou de atualização do valor patrimonial dos imóveis.
E o que os dados mostram é que entre janeiro e meados de maio, foram entregues 4.802 Modelos 1 do IMI. São mais de metade dos 9200 que deram entrada ao longo de todo o ano de 2016 e próximo do número que deu entrada em 2015.
O Modelo 1 do IMI é habitualmente usado pelos proprietários que pedem uma atualização do valor patrimonial das suas casas (quando consideram que estão a pagar a mais do que deviam e entendem que o imóvel desvalorizou ou, pelo contrário, porque acrescentaram a área bruta de construção) ou pelos construtores quando concluem a obra de edificação.
Pode ainda usar-se este Modelo para alterar a classificação do imóvel entre habitação, comércio, indústria ou serviços.
Notícias relacionadas
Simplex+: proprietários vão poder pagar IMI a prestações
IMI aumenta 2,25% para comércio e serviços
60 mil proprietários chamados a pagar IMI de 2012
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.