App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Eurostat

Portugueses preferem comprar moradias e estão satisfeitos com a sua casa

Partilhar notícia Imprimir
Segundo dados do Eurostat, 7 em cada 10 pessoas na UE vivem em casa própria, mas 17% dos habitantes dizem precisar de mais espaço para habitar.
Os dados estatísticos publicados pelo Eurostat mostram um retrato da habitação na União Europeia. O documento Condições de Habitação em 2014 da Comissão europeia define como desafio a garantia de uma habitação decente a todos os seus habitantes, quer ao nível de custos, quer na qualidade do espaço.

Os dados do Eurostat mostram que as moradias são as favoritas dos europeus, mas Portugal encontra-se abaixo da média no que toca a este tipo de tipologia de habitação. Já os britânicos são os campeões do ranking, com 84,7% com este tipo de habitação, enquanto que no extremo oposto estão os espanhóis, com dois terços a morar em apartamentos.

No que toca a aquisição de habitação, quase todos os Romenos compram casa (embora sejam casas de áreas pequenas, como mostramos mais abaixo). Os portugueses continuam a seguir esta tendência, inclusivamente acima da média europeia, ao contrário de, pelo menos, metade dos alemães, que optaram por alugar.

A taxa de esforço – percentagem do orçamento familiar destinado a despesas de habitação – tem um peso decisivo na altura de optar entre comprar ou alugar habitação, e os dados mostram que o panorama mais negro pode ser observado na Grécia, que se destaca dos restantes países da UE relativamente aos custos com a casa: praticamente quatro vezes mais do que a média europeia. Portugal está em linha com os restantes países, enquanto que Malta surge na base da tabela como o país onde comprar casa representa menos esforço para as famílias.

No Leste europeu verifica-se uma tendência para habitações sobrelotadas, sendo que este ranking é liderado pela Roménia, o país campeão da habitação própria. No extremo oposto estão os belgas, que são os que vivem em casas com maior área por habitante.

Num inquérito conduzido entre os cidadãos de todos os países europeus, relativo ao grau de satisfação com a casa onde habitam, a maioria das avaliações foi positiva, com a Finlândia a liderar com 8.4 pontos de 10, e Portugal com 7.3 pontos de 10. Os búlgaros aparecem no fim da tabela, com apenas 6 pontos.
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 11/5/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›