App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
imobiliario

Preço das casas vai aumentar em Lisboa, Porto e Algarve

Partilhar notícia Imprimir
Subida pode chegar aos 3% durante os próximos 12 meses e deve refletir um aumento de transações. Associação das empresas imobiliárias fala em "confiança no mercado".
O preço das casas deverá aumentar em Lisboa, Porto e Algarve 2 a 3% no próximo ano, segundo o inquérito "Portuguese Housing Market Survey", feito a 150 empresas do sector imobiliário.

A APEMIP - Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária também espera que as transações subam entre 35 a 40% e fala em "confiança do mercado", depois de o aumento ter sido de 27% no ano passado.

Luís Lima, presidente da APEMIP considera que o investimento estrangeiro deu o mote para que se instalasse a confiança nos compradores. "Em cada 5 transações, uma é feita por estrangeiros e isso cria um clima de confiança que ajudou o mercado interno", diz.

Luís Lima deixa no entanto um alerta: o preço das casas não deve subir muito acima dos 2 a 3% e este clima de confiança não pode dar azo a especulações (como nos anos de 2002 e 2003) para que os ativos não fiquem na banca por vender.

A APEMIP lembra ainda que Algarve, Lisboa e Porto não representam o país e sublinha que há muitas casas por vender e sem comprador nas zonas do interior.

O presidente da associação critica ainda uma eventual subida do IMI para quem tenha uma 2ª habitação. Uma medida que está a ser pensada pelo Governo e que, a ir para a frente, será "um erro trágico".

Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 13/5/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›