App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
habitacao

Prestações da casa têm menor queda desde 2014

Partilhar notícia Imprimir
Os créditos com revisão no próximo mês vão voltar a contar com uma prestação mais baixa. As Euribor negativas continuam a ajudar as famílias.
As Euribor, que servem de indexante na grande maioria dos créditos à habitação em Portugal, continuam a renovar mínimos históricos em níveis negativos. Uma evolução que  tem permitido às famílias um alívio significativo com os empréstimos. Mas, no caso dos financiamentos com a taxa a três meses, a queda é a menor desde Junho de 2014, segundo os cálculos do Negócios.

2015 deu a conhecer uma realidade até então inesperada: os juros negativos. As Euribor passaram a ter um sinal de menos em todos os prazos. E, com isso, permitiram uma redução nas prestações do crédito à habitação. Considerando um crédito de 100 mil euros, a 30 anos, com um "spread" de 0,7% indexado à Euribor a três meses, a prestação a pagar na próxima revisão será de 294,43 euros, menos 0,21% do que a mensalidade que está actualmente a ser entregue ao banco.

Esta é mesmo a menor diminuição desde Junho de 2014, quando as prestações ainda aumentavam. Com os valores negativos do indexante, as famílias portuguesas amortizam cada vez mais capital. De acordo com os dados do INE, em Setembro, a prestação média do crédito à habitação era de 237 euros. Deste valor, 81% servem para amortizar capital em dívida e 19% respondem ao pagamento de juros.

No caso dos créditos com Euribor a seis meses, como o período entre as revisões é maior também a redução será maior. Considerando os mesmos pressupostos, a nova prestação será de 298,88 euros, menos 1,01% do que o montante que está a ser pago pelas famílias actualmente. No espaço de um ano, a queda da mensalidade supera os 3%.

Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 19/4/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›