App SUPERCASA
Discover your new home
Open
imobiliario

Preço de casas volta a subir com vendas a crescerem 30%

Share article Print
Taxas de juro historicamente baixas e maior concessão de crédito à habitação estão de novo a impulsionar a compra de casa pelos portugueses. Preços vão continuar a subir
"Neste ano deveremos crescer mais de 30% em vendas de casas, se o Estado não fizer recair mais nenhuma medida com impacto penalizador sobre o setor imobiliário", acredita Luís Lima, presidente da APEMIP - Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal. E os preços vão atrás. Podem aumentar na ordem dos 7,5%, impulsionados pela subida da procura e pela parca oferta de nova construção. Acima desse valor "já é especulação".

Depois de anos em que o setor sofreu na pele com a quebra de rendimento disponível dos portugueses - em parte compensado pelas compras feitas por estrangeiros, que em setembro ainda representavam 23% das vendas -, o mercado doméstico dá sinais de recuperação, à boleia de maior concessão de crédito por parte dos bancos, da descida dos spreads e da queda da Euribor para novos mínimos históricos.

"Houve um claro regresso dos portugueses à compra de casa", diz Miguel Poisson, diretor-geral da ERA Portugal, empresa de mediação imobiliária que tem no mercado doméstico 80% da sua clientela. Um regresso que muito se deve à "disponibilidade e às melhores condições dos bancos para a concessão de crédito", diz. "Ainda sem dados de 2016 fechados, os indicadores do Banco de Portugal apontam para um crescimento de 40% [face a 2015] no crédito à habitação." Isto depois de um crescimento de 74% de 2014 para 2015, reforça Miguel Poisson.

"Com as taxas de juro Euribor historicamente baixas, fazer um empréstimo com uma taxa fixa é um bom negócio, que não se vai fazer sentir para sempre. Contratar um empréstimo a taxas de juro fixas é uma excelente opção", justifica Ricardo Sousa, diretor-geral da Century 21. Junte-se a isto baixas taxas de remuneração das poupanças, para que voltar a investir em imobiliário se apresentasse como um bom negócio para os portugueses, reforça Luís Lima.

Ricardo Sousa, diretor-geral da Century 21, acredita que o setor terá registado "crescimentos na ordem dos dois dígitos" no ano passado. E tudo indica que 2017 vai pelo mesmo caminho. "Sentimos um aumento no número de contactos. Há uma procura crescente nos mercados periféricos, fora dos centros das grandes cidades, e nos segmentos médio e médio baixo", diz. "Uma clara oportunidade para o construtor ou promotor voltar ao mercado para responder a esta procura."

Mas, se os bancos têm flexibilizado o crédito à habitação, o mesmo não tem sucedido ao nível de financiamento de projetos de construção, alerta Luís Lima, da APEMIP, o que poderá levar a um aumento dos preços.

Os preços das casas subiram 7,5% em setembro em relação a há um ano. É o valor mais alto dos últimos 15 anos, de acordo com os dados compilados pela Confidencial Imobiliário, a partir das vendas reportadas pelas empresas de promoção e mediação imobiliária. Foram cinco trimestres consecutivos de valorizações, algo que não se verificava desde o começo da crise financeira, em finais de 2008.

Desde 2013, altura em que os preços das casas atingiram o ponto mais baixo do mercado, estes acumularam uma recuperação de 11,1% muito por conta da procura do investidor estrangeiro. Nos próximos cinco anos a expectativa no mercado é que haja uma valorização anual dos preços na ordem dos 4%, adianta Ricardo Guimarães, da Confidencial Imobiliário, remetendo para os resultados do inquérito de novembro do Portuguese Housing Market Survey, referentes ao inquérito de novembro.

Tudo o que seja acima de 7,5% "já será especulação", alerta Luís Lima.
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 19/4/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›