App SUPERCASA
Discover your new home
Open
AL

Registos de alojamento local duplicam com as novas regras

Share article Print
Em apenas três meses, e perante o anúncio de novas regras para o Alojamento Local e ameaça de multas, duplicou o registo de unidades a operar no mercado. São 8.650 os novos registos oficiais.
São 8.650 os novos registos oficiais de alojamento local verificados entre maio e julho deste ano. Ou seja, o dobro dos valores registados em período homólogo, revela o Público (acesso condicionado). Este aumento corresponde à legalização das unidades que já estão a operar no mercado e não a uma nova vaga de casas no mercado de arrendamento de curta duração para aproveitar o verão e a enchente de turistas.

Esta corrida à regularização de casas destinadas ao Alojamento Local resulta de uma alteração das regras em vigor. Desde 1 de julho, o Governo obrigou a identificação do Registo Nacional de Estabelecimentos de Alojamento Local (RNT) em plataformas como o Airbnb. Quem não respeite a regra decorrente das alterações ao regime jurídico dos empreendimentos turísticos, onde se inclui o Alojamento Local fica sujeita ao pagamento de multas.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, os dados de maio a julho, são “motivo mais do que suficiente” para se considerar como “muito eficaz” a obrigatoriedade do número do registo nas plataformas. “É a [obrigatoriedade] que realmente faz a diferença para induzir à legalização da oferta”, acrescenta, citada pelo Público. A responsável destaca ainda que o número de unidades “que passam a contribuir para a economia formal e para o pagamento de impostos”.

Apesar de a lei só ter entrado em vigor a 1 de julho, só as notícias de que as regras iam mudar levaram ao aumento significativo dos registos. Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) sublinha, citado pelo Público, que, “excluindo o crescimento orgânico”, foram identificados “3.500 novos registos adicionais, o que é um número muito superior ao habitual e que consideramos ser consequência direta da obrigatoriedade de colocação do número de registo nas plataformas eletrónicas de Alojamento Local”.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, em julho, o primeiro mês de vigência das novas regras, fiscalizou 142 operadores de Alojamento Local, instaurou 30 processos de contraordenação e suspendeu a atividade de um estabelecimento, revela a Lusa.
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 16/4/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›