App SUPERCASA
Discover your new home
Open
foto1

Fraudes com IBAN: BdP alerta utilizadores para terem cuidado

Share article Print
Há uma fraude em curso que tem lesado milhares de vítimas, e que começa com a instalação de um malware nos dispositivos eletrónicos.
Têm sido registadas situações de fraude bancária para as quais o Banco de Portugal (BdP) emitiu um alerta, esta quarta-feira, 9 de maio. De acordo com o regulador, a fraude decorre quando são efetuadas transferências bancárias através do homebanking, com o IBAN do beneficiário a ser alterado por um terceiro. 

Em comunicado, o BdP indica que a fraude é concretizada através da instalação de um software malicioso, ou malware, instalado previamente em qualquer dispositivo eletrónico do utilizador - computador, tablet ou smartphone. É assim que "um terceiro altera o IBAN da conta de pagamento do beneficiário no momento da realização dessa transferência", indica.

E explica: "se, após a introdução dos dados da transferência no 'homebanking' do seu banco (mesmo que use a lista de beneficiários frequentes), o ecrã do seu computador ficar estático (poderá aparecer uma mensagem com indicação 'em atualização') ou se lhe surgir uma mensagem para instalação ou atualização de 'software' a que se segue um bloqueio temporário do equipamento, poderá estar a ser vítima de uma tentativa de fraude", alerta o BdP. 

De acordo com as indicações, "durante esse período, o infrator pode estar a alterar o IBAN da conta de destino dos fundos". 

Neste âmbito, o BdP aconselha os utilizadores a lerem sempre os detalhes que surgem na página da confirmação da transferência ou no SMS que recebem do banco, de forma a evitarem algum tipo de fraude, antes de darem a autorização para a realização da operação: "confirme, especialmente, se o IBAN do beneficiário da transferência que está a autorizar corresponde ao IBAN pretendido". 

"Em caso de dúvida ou suspeita, não prossiga com a operação e contacte o seu banco de imediato, através dos canais habituais", alerta. 

Se o utilizador avançar com a transferência em que possa ter sido vítima deste crime, o banco central recomenda a que se dirija aos órgãos de polícia criminal competentes, como a PSP, GNR ou PJ, e reporte a situação. 

Nesta situação, devem ser pedidas novas credenciais de acesso ao 'homebanking' junto da sua instituição bancária. 

O BdP deixa o alerta: "nunca clique em 'links' desconhecidos, nem abra mensagens duvidosas. Não divulgue informação pessoal, credenciais de acesso aos 'homebanking' ou às 'apps' ou códigos de autorização que o banco lhe envie para o telemóvel"

Encontre no CASASAPO Notícias todas as notícias mais relevantes da atualidade
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 6/6/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›