Venda ou alugue a sua casa!
Área Pessoal Lista de imóveis Social
Ok

Pesquisar Notícias

Pesquisar

16 março 2012

Ramos Catarino requalifica envolvente do Forte de Santa Catarina

Ramos Catarino requalifica envolvente do Forte de Santa Catarina

Decorreu ontem na passada quarta-feira, dia 14 de Março, na Câmara Municipal da Figueira da Foz, a cerimónia de adjudicação, à construtora Ramos Catarino, da revitalização de toda a área envolvente ao Forte de Santa Catarina. O contrato foi assinado pelo Presidente do executivo municipal, João Ataíde das Neves, e pelo Presidente do Conselho de Administração da Ramos Catarino, Vítor Catarino.

Trata-se de uma obra de vulto, no valor de cerca de 3,6 milhões de euros, que engloba diversos trabalhos na zona do Forte de Santa Catarina, uma construção militar emblemática e um “cartão-de-visita” para quem chega à cidade da Figueira da Foz.

O projecto, que tem um prazo de execução de oito meses, inclui intervenções no chamado “Passeio da Esplanada”, nas envolventes das instalações da Administração Portuária e Marítima, bem como a criação de atravessamentos à Av. de Espanha, que será requalificada, de forma a melhorar a acessibilidade e a mobilidade nesta via, restabelecendo a relação entre o Rio Mondego e a cidade.

O objectivo destas acções de regeneração e redesenho é o de devolver à Figueira da Foz o imaginário náutico e marítimo que está na sua génese. A localização do Forte de Santa Catarina, a sua característica genética, entre o rio e o mar (o Mondego e o Atlântico), é o seu ponto caracterizador mais importante. Ainda hoje, marca o ponto de viragem entre a cidade nova que se desenvolveu e cresceu ao longo da praia e aquela mais antiga, oriunda do crescimento nas margens do Mondego.

A revitalização do espaço envolvente a este monumento fundamenta-se, essencialmente, na significativa necessidade em transformar toda aquela área num espaço de fruição pública, atractivo, consubstanciado num jardim com um espelho de água envolvendo o Forte de Santa Catarina, marginado por uma plataforma de passeio pedonal e áreas verdes.

A Ramos Catarino, com mais de 30 anos de atividade, é uma das mais dinâmicas empresas de engenharia e construção de Portugal. É especialista na construção dos mais variados tipos de obras, desde edifícios residenciais e unidades hoteleiras, sedes de empresas e agências bancárias, até postos de abastecimento e áreas de serviço, grandes superfícies comerciais e pavilhões industriais, instalações de armazenagem e centros de distribuição, passando por unidades de saúde, edifícios de de ensino ou grandes complexos industriais na área das energias renováveis.

Fonte: Ramos Catarino/Revista Imobiliária

Comentário

Submeter

Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.