App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
APEMIP - CIMLOP

CIMLOP apoia APEMIP na criação de novas rotas de investimento para Portugal

Partilhar notícia Imprimir
Nove empresas portuguesas participaram no ‘Portugal China Property & Investment Road Show
O Portugal China Property & Investment Road Show, organizado pela Fundação AIP numa parceria com a CIMLOP - Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa - decorreu entre os dias 14 e 20 de março, em Xangai, Macau e Hong Kong e estiveram presentes nove empresas portuguesas, entre as quais, duas delas do setor financeiro - a Caixa Geral de Depósitos e o BCP, cuja representação foi feita ao mais alto nível - promotores, como o grupo Fernando Martins e o grupo Libertas, e mediadoras imobiliárias, como a Century 21 e a Garvetur.

De salientar, a presença do Vice-Presidente da Caixa Geral de Depósitos e Presidente da Comissão Executiva do BNU Macau, Dr. Nuno Fernandes Thomaz, que fez questão de visitar as empresas expositoras em Xangai, o que reflete o apoio institucional ao esforço que estas têm feito pela internacionalização do imobiliário português.




O balanço da participação da CIMLOP e APEMIP no “Shangai Overseas Property & Investment Immigration Show”, que contou com a presença de 160 expositores de 25 países e regiões, é bastante positivo, tendo havido muito interesse por parte dos cidadãos chineses em receber mais informações sobre Portugal e o seu o mercado imobiliário.

Nas palavras de Luís Lima, Presidente da CIMLOP e da APEMIP, “esta missão empresarial teve como objetivo principal a criação de novas rotas de investimento, que sejam o mais transparente e seguras possível para o investidor. Quisemos deixar claro que não estamos a vender vistos de entrada no nosso país, mas sim o nosso imobiliário, que tem uma qualidade muito superior ao de muitos países da Europa. Este foi um bom ponto de partida para a realização de contactos e parcerias. Acreditamos que estas serão bastante proveitosas no futuro.

A comitiva portuguesa foi ainda recebida em Macau, nas instalações da Fundação Rui Cunha, pelo Cônsul Geral de Portugal em Hong Kong e Macau, Vitor Sereno, que teve oportunidade de fazer uma apresentação sobre o nosso país e as vantagens competitivas do mercado imobiliário, a um conjunto de potenciais investidores que marcaram presença. O cônsul referiu que a maioria dos vistos “gold” emitidos por Portugal, vão diretos para a China, e que os países da sua jurisdição, Macau e Hong Kong, contribuíram com 20% do total dos vistos emitidos.



A presença da CIMLOP na China foi mote para uma primeira abordagem a algumas entidades do setor imobiliário de Macau a fim de estabelecer protocolos que garantam a maior transparência possível nos negócios promovidos. “A integração de Macau como membro observador da CIMLOP é para nós bastante importante, especialmente neste período em que é indispensável uma ligação à Ásia. Desta forma, promovemos aqui uma plataforma privilegiada que nos permite trocar inúmeras experiências, de modo a garantir informação sobre diferentes mercados”, afirmou Luís Lima.

A CIMLOP, uma confederação internacional para o associativismo empresarial da construção e do imobiliário para o Mundo Lusófono, assume-se como um poderoso instrumento para a facilitação e criação de um mercado alargado aos países que têm o Português como língua oficial.
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 13/5/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›