App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
APEMIP

O mercado imobiliário continua em reajustamento com sinais de crescente dinamismo

Partilhar notícia Imprimir
Catálogo de estudos APEMIP revela dados positivos relativos ao primeiro trimestre de 2014
De acordo com os dados do Gabinete de Estudos da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, o primeiro trimestre do ano deu continuidade ao crescimento da confiança no setor imobiliário.

As instituições financeiras têm revelado mais abertura no que toca ao crédito à habitação, o que tem incentivado a dinâmica de retoma neste mercado.

Para Luís Lima, Presidente da APEMIP, o momento é otimista e transmite confiança aos agentes do setor “Podemos depreender através da análise do IMC e da capacidade de rejuvenescimento das empresas de Mediação Imobiliária que registou, no primeiro trimestre de 2014, uma dinâmica superior à observada nos últimos anos. As transações imobiliárias e a procura têm vindo a registar números mais animadores, muito devido ao impulso dado pelo investimento estrangeiro, aliciado por programas como os Vistos Gold ou o Regime Fiscal para Residentes Não Habituais que, por sua vez, acabaram por contaminar positivamente o próprio mercado interno do país.”.

Nas pesquisas efetuadas ao portal Casa Yes a procura de imóveis residenciais para aquisição é também uma realidade recorrente, encerrando, no âmbito nacional, no final do ano superior a 50% das pesquisas.

Numa análise por tipo de imóvel, 58,8% das pesquisas direcionaram-se para apartamentos e 31,3% para moradias.

A análise ao nível concelhio, e tendo por base de referência o primeiro trimestre do ano corrente, é interessante verificar que Lisboa encontra-se na primazia no âmbito dos concelhos mais pesquisados com 10,3%, na procura de apartamentos com 15,3%, no que concerne a imóveis não residenciais encerra cerca de 6,2%, nos imóveis para compra 9,2% e para arrendamento 13.1%.

Na procura de moradias Vila Nova de Gaia assume essa primazia com 4,5% de pesquisas geradas, ocupando Lisboa, neste caso, o 7.º lugar. De mencionar, no que se refere ao arrendamento, o maior nível de pesquisas se centralizou maioritariamente em municípios do distrito de Lisboa e do Porto.
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 18/4/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›