App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
crescimento das vendas de imobiliário

Associação destaca crescimento das vendas de imobiliário em 2014

Partilhar notícia Imprimir
A Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária (APEMIP) revelou hoje que o setor registou um crescimento homólogo de 3% no primeiro semestre deste ano, período em que foram transacionados cerca de 47.900 imóveis.
Numa nota hoje divulgada, a APEMIP revela que, de acordo com o seu Gabinete de Estudos, foram transacionados no primeiro semestre deste ano 47.900 imóveis urbanos, rústicos e mistos, 23.900 dos quais foram registados no segundo trimestre.
Estes valores representam um aumento homólogo de 3%, salienta a APEMIP.

As estimativas da associação de mediadores imobiliários permitem "inferir que no primeiro semestre as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto concentraram cerca de 14% das transações registradas no país, sendo que, dos dez municípios mais relevantes em termos nacionais, sete não pertencem a estas duas unidades territoriais (Loulé, Leiria, Pombal, Viseu, Águeda, Barcelos e Vila Nova de Famalicão)".
"Em termos nacionais, estima-se que cerca de 80 municípios conseguiram assegurar a realização de mais de 200 transações imobiliárias em 2014", acrescenta.

Na nota, o presidente da APEMIP, Luís Lima, considera que estes números refletem a "retoma do sector imobiliário", visto que "o número de transações tem vindo a aumentar há quatro trimestres consecutivos, o que significa que, se o ano civil fosse de 01 de junho de 2013 a 30 de junho de 2014, este seria o ano da confirmação da recuperação do sector imobiliário".

O dirigente destaca o "investimento estrangeiro" como "o grande motor para a retoma do mercado imobiliário português", sobretudo devido a programas como o da Autorização de Residência para Investimento (Vistos Gold) e pelo Regime Fiscal para Residentes Não Habituais.
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 20/4/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›