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SIL de regresso em outubro

SIL - Salão Imobiliário de Portugal reforça papel dinamizador do setor em 2016

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Cerca de 55 mil visitantes são esperados na edição deste ano do SIL - Salão Imobiliário de Portugal, que decorre de 05 a 09 de outubro em Lisboa. O evento, espaço de negócios para o mercado nacional e de captação de investimento estrangeiro, volta a ter o CASASAPO - Portal Nacional de Imobiliário como o Portal Oficial do salão.
Cerca de 55 mil visitantes são esperados na edição deste ano do SIL - Salão Imobiliário de Portugal, que decorre de 05 a 09 de outubro na FIL - Feira Internacional de Lisboa. O evento, estruturado em três grandes componentes - a Exposição, as Conferências e os Leilões - volta a apostar forte em segmentos estratégicos como a Reabilitação Urbana, o Arrendamento ou a Internacionalização, e a distinguir a excelência do setor com os Prémios SIL do Imobiliário.

Em entrevista ao CASASAPO Notícias, Sandra Fragoso, Gestora SIL 2016, revela que a organização do certame está este ano ainda mais otimista do que em 2015, estimando um aumento de expositores na ordem dos 20%.

Ponto de encontro por excelência entre o mercado da oferta e da procura, o SIL renova uma vez mais a sua parceria com o CASASAPO, há mais de uma década o portal oficial do salão. Para a organização SIL 2016, esta é uma parceria vencedora, quer pelo potencial de divulgação do portal, quer pelo seu alcance, alinhado com a estratégia de internacionalização do evento.

CASASAPO NOTÍCIAS (CSN) - Ultrapassado que parece estar um dos piores ciclos do Imobiliário, assistimos agora a uma fase de reequilíbrio e até de alguma ‘bonança’, trazida por um clima económico mais animador e de maior confiança. Que expectativas tem a organização SIL - Salão Imobiliário de Portugal para a edição deste ano?

Sandra Fragoso (SF) - Este ano estamos ainda mais otimistas que na edição anterior, pois a adesão das empresas tem sido muito boa, refletindo a recuperação do setor imobiliário.

Estimamos um aumento de expositores na ordem dos 20% e cerca de 55 000 visitantes, entre profissionais e público que poderão visitar quatro eventos complementares no mesmo espaço com um bilhete apenas; a saber: SIL, Intercasa, Lisboa Design Show e Vintage Festival.

CSN - O SIL tem funcionado muito como um ‘espaço’ para balanço e lançamento - ou relançamento - anual do setor. Vamos poder assistir, efetivamente, a novas dinâmicas?

SF - O SIL terá este ano em debate temas tão interessantes como o Imobiliário e o Turismo ou o Imobiliário e as cidades inteligentes, a par da Conferência da APEMIP que é sempre um barómetro do setor, a reunião anual da CIMLOP ou o speed networking entre expositores e investidores internacionais.

Com certeza que é um momento de reflexão e de balanço do setor imobiliário, mas sobretudo um espaço de negócio para o mercado nacional e para a captação do investimento estrangeiro.

CSN - Ponto de encontro por excelência entre o mercado da oferta e da procura, o SIL afirma-se, a cada edição, como promotor de relações comerciais, a nível nacional mas também internacional. Que tipo de ações a organização do salão tem preparadas para reforçar o apoio ao mercado e aos seus agentes?

SF -
Como referido anteriormente, as dinâmicas associadas aos negócios são valorizadas por todo o setor, pelo que o SIL disponibiliza o International Meeting Point aos investidores internacionais (franceses, chineses, dos países da CPLP, dos Emirados Árabes Unidos, entre outros) para que estes contactem diretamente os Expositores do SIL e possam constatar as potencialidades do Imobiliário português. As reuniões internacionais, B2B, e o speed networking são atividades de sucesso que iremos manter este ano.

CSN - De que forma vai o SIL ‘trabalhar’ segmentos fundamentais para o Imobiliário - e que são, de resto, as áreas-âncora da edição deste ano - como a Reabilitação Urbana, o Arrendamento e a Internacionalização?


SF - A oferta representativa do SIL na área exposicional garante-nos que o visitante encontrará uma vasta oferta de imobiliário em todas as vertentes referidas.

Podemos acrescentar às várias atividades a Bolsa de Arrendamento com oferta de imóveis de Norte a Sul de Portugal (o visitante pode fazer uma busca por tipologia, área geográfica e/ou valor), os Leilões, com mais de 20 000 imóveis para arrendar, e a Hasta pública pela Direção Geral do Tesouro e Finanças no dia 6.

Quanto à Internacionalização, é de referir que o SIL não só recebe convidados internacionais, como leva as empresas a países considerados prioritários para a Internacionalização do setor, tendo este ano já marcado presença no Dubai, em Pequim, em Paris, em Lyon e em São Paulo.

CSN - Que novidades estão a ser preparadas para esta edição?

SF - Este projeto tem 3 fortes componentes: a Exposição, as Conferências e os Leilões. Decerto há novidades na oferta e na procura, grandes oportunidades de compra, venda ou arrendamento e novos potenciais investidores. É um modelo de sucesso, pelo que este ano teremos o mesmo tipo de atividades com conteúdos atuais e atrativos.

CSN - Com o SIL - Salão Imobiliário de Portugal regressam também os “Prémios Nacionais do Imobiliário”. Que importância/significado continuam a ter para o mercado e o que vai poder esperar-se para este ano?

SF - Os Prémios SIL do Imobiliário são revelados em cerimónia reservada a convidados logo no 1º dia do evento. Como é do conhecimento público, as candidaturas são gratuitas, fator diferenciador dos Prémios SIL do Imobiliário, cujos projetos vencedores estarão em exposição a partir do dia 6 até dia 9 de Outubro.

O mercado reconhece o valor dos Prémios e é sempre muito gratificante para os premiados ter uma sala cheia de convidados internacionais, empresas, entidades setoriais e imprensa a assistir à revelação dos vencedores.

A Excelência é o que nos propomos distinguir no Arrendamento, nos Empreendimentos Imobiliários, no Turismo, Escritórios, Habitação, Reabilitação Urbana, Espaços Públicos, etc.

CSN - O CASASAPO volta a ser o Portal Oficial do SIL – Salão Imobiliário de Portugal. A que fica a dever-se o renovar desta parceria, que soma mais de uma década? E de que forma tem sido importante no apoio à divulgação do evento?

SF - O CASASAPO tem estado com o SIL nos momentos bons e menos bons, fator que não podemos deixar de valorizar. É sem dúvida uma parceria vencedora, na medida em que beneficiamos de toda a divulgação e da presença do Portal Nacional do Imobiliário no SIL.

Temos consciência de que o CASASAPO tem um alcance internacional, alinhando com a estratégia de internacionalização do SIL. Por outro lado, o CASASAPO retira também grandes valias da sua presença no maior Salão Imobiliário de Portugal, face ao universo de profissionais e público que visita o Evento.

Creio que o segredo está na participação dinâmica do portal que prepara a sua participação no SIL com atividades promotoras dos seus serviços e diferenciadoras para os diversos públicos que visa atingir.


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Data: 19/4/2024
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