App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
foto1

Fraudes com IBAN: BdP alerta utilizadores para terem cuidado

Partilhar notícia Imprimir
Há uma fraude em curso que tem lesado milhares de vítimas, e que começa com a instalação de um malware nos dispositivos eletrónicos.
Têm sido registadas situações de fraude bancária para as quais o Banco de Portugal (BdP) emitiu um alerta, esta quarta-feira, 9 de maio. De acordo com o regulador, a fraude decorre quando são efetuadas transferências bancárias através do homebanking, com o IBAN do beneficiário a ser alterado por um terceiro. 

Em comunicado, o BdP indica que a fraude é concretizada através da instalação de um software malicioso, ou malware, instalado previamente em qualquer dispositivo eletrónico do utilizador - computador, tablet ou smartphone. É assim que "um terceiro altera o IBAN da conta de pagamento do beneficiário no momento da realização dessa transferência", indica.

E explica: "se, após a introdução dos dados da transferência no 'homebanking' do seu banco (mesmo que use a lista de beneficiários frequentes), o ecrã do seu computador ficar estático (poderá aparecer uma mensagem com indicação 'em atualização') ou se lhe surgir uma mensagem para instalação ou atualização de 'software' a que se segue um bloqueio temporário do equipamento, poderá estar a ser vítima de uma tentativa de fraude", alerta o BdP. 

De acordo com as indicações, "durante esse período, o infrator pode estar a alterar o IBAN da conta de destino dos fundos". 

Neste âmbito, o BdP aconselha os utilizadores a lerem sempre os detalhes que surgem na página da confirmação da transferência ou no SMS que recebem do banco, de forma a evitarem algum tipo de fraude, antes de darem a autorização para a realização da operação: "confirme, especialmente, se o IBAN do beneficiário da transferência que está a autorizar corresponde ao IBAN pretendido". 

"Em caso de dúvida ou suspeita, não prossiga com a operação e contacte o seu banco de imediato, através dos canais habituais", alerta. 

Se o utilizador avançar com a transferência em que possa ter sido vítima deste crime, o banco central recomenda a que se dirija aos órgãos de polícia criminal competentes, como a PSP, GNR ou PJ, e reporte a situação. 

Nesta situação, devem ser pedidas novas credenciais de acesso ao 'homebanking' junto da sua instituição bancária. 

O BdP deixa o alerta: "nunca clique em 'links' desconhecidos, nem abra mensagens duvidosas. Não divulgue informação pessoal, credenciais de acesso aos 'homebanking' ou às 'apps' ou códigos de autorização que o banco lhe envie para o telemóvel"

Encontre no CASASAPO Notícias todas as notícias mais relevantes da atualidade
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 4/6/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›