App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
imi comercio

IMI aumenta 2,25% para comércio e serviços

Partilhar notícia Imprimir
A subida decorre da atualização extraordinária do imposto, prevista no Orçamento do Estado para 2016
Os proprietários de prédios industriais, de comércio ou serviços vão pagar um Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) mais elevado este ano. 

O valor, referente ao ano passado, deverá aumentar 2,25%, uma subida que decorre da atualização extraordinária do imposto, prevista no Orçamento do Estado para 2016.

Segundo a edição desta segunda-feira do Jornal de Negócios, a fatura, que terá de ser paga em abril, será mais elevada porque o Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos imóveis será atualizado, de forma automática, pelas Finanças.

Segundo o OE 2016, o VPT dos edifícios industriais, comerciais e de serviços passa a ser revisto de três em três anos, e depende dos coeficientes de desvalorização da moeda. Ao mesmo tempo, o valor fiscal dos imóveis atualizado entre 2012 e 2015 terá uma atualização extraordinária de 2,25%.

Quanto maior o VPT do imóvel, maior o aumento do imposto. O valor fiscal dos imóveis era atualizado todos os anos de acordo com a inflação, uma medida imposta pela troika. Porém, a forma como a lei era aplicada fez com que, na prática, não tivesse havido quaisquer aumentos. Daí que a subida do imposto que se vai refletir este ano seja considerada pelos especialistas como uma correção técnica. Os imóveis só voltarão a ser avaliados em 2019.
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 20/4/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›