App SUPERCASA
Discover your new home
Open
Porto de Sines

Porto de Sines pode avançar com concurso para construção do terminal Vasco da Gama

Share article Print
Administração dos Portos de Sines e do Algarve já está autorizada a lançar o concurso público internacional com que pretende entregar concepção, financiamento, construção e exploração do futuro terminal de contentores em Sines.
A APS — Administração dos Portos de Sines e do Algarve já está autorizada a lançar o concurso público internacional com que pretende entregar, por um prazo de 50 anos, prorrogável por mais dez, a concepção, financiamento, construção e exploração do futuro terminal de contentores em Sines, o Terminal Vasco da Gama.

Foi já publicado em Diário da República o decreto onde são elencadas as bases da concessão de exploração, em regime de serviço público, de um novo terminal de contentores no porto de Sines incluindo o seu projecto e construção.

O documento, a que o CONSTRUIR teve acesso, revela que o referido terminal será construído e financiado exclusivamente pela concessionária que vier a ser seleccionada num procedimento de contratação pública internacional, incluindo a assunção de todos os riscos associados, concretizando o modelo de gestão portuária do tipo “landlord port” aplicável ao sistema portuário nacional, nos termos do Decreto-Lei n.º 298/93, que estabelece o regime jurídico da operação portuária, bem como nos termos das bases gerais das concessões aprovadas pelo Decreto-Lei n.º 324/94, de 30 de Dezembro, cabendo à APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, enquanto concedente, a gestão económica do porto.

Este desígnio, considerado essencial para a valorização da economia portuguesa, veio a ser desenvolvido através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 175/2017, de 24 de Novembro, que aprovou a Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026, enquanto programa estratégico de apoio à dinamização da actividade portuária, com o objectivo de contribuir para a retoma do investimento, para a redução dos custos de contexto e para o relançamento da economia, transformando o potencial existente em crescimento económico e emprego.

No que respeita ao porto de Sines, esta Estratégia concretiza-se, entre outros, no projecto de um novo terminal de contentores – o Terminal Vasco da Gama – com uma capacidade de movimentação de carga contentorizada mínima de 3 milhões de TEU, capacidade que poderá ser aumentada, em função das necessidades do comércio internacional.

O investimento da concessionária deverá ascender aos 642 milhões de euros, prevendo-se que a construção possa ser feita de uma forma faseada. O decreto de lei estabelece, no entanto, que ao final dos primeiros quatro anos de concessão terão de estar disponíveis 940 metros de cais (já com os dez pórticos), e 25 hectares de terraplenos.
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 16/4/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›