App SUPERCASA
Discover your new home
Open
casas

FMI deixa receita para conter preços das casas na Europa. Política fiscal também é solução

Share article Print
Fundo, atento à subida de preços no imobiliário e aumento no crédito à habitação na Europa, lembra que existem receitas para travar o movimento. Aponta soluções ao nível fiscal.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) defende que medidas dirigidas a quem empresta e a quem pede dinheiro ao banco na hora de comprar casa podem ser “úteis” para evitar riscos financeiros na economia, mas lembra também que existem países que estão a aplicar outro tipo de soluções de caráter mais fiscal.

No Regional Economic Outlook for Europe, publicado esta quinta-feira, a instituição liderada por Christine Lagarde recorda um conjunto de soluções usadas em vários países do ponto de vista das políticas macroprudenciais. No caso português, o Banco de Portugal impôs um limite à taxa de esforço nos empréstimos à habitação, que limita a 50% o peso da prestação mensal do empréstimo no rendimento familiar.

No entanto, o Fundo identifica um conjunto de outras soluções — no campo da política fiscal — adotadas em alguns países europeus, que têm como objetivo conter a subida de preços no imobiliário e evitar incumprimentos futuros na amortização de hipotecas. Por exemplo, em Israel foi proposto um imposto para os proprietários com mais de um apartamento – uma medida que “resultou numa redução das transações imobiliárias em 2017”.

Ao mesmo tempo que dá este exemplo, o FMI elabora sobre este leque de soluções. “Outra questão em aberto é até que ponto os países devem contar com políticas macroprudenciais mais do que com instrumentos complementares de políticas (que são, a política fiscal, a dedutibilidade dos juros do empréstimo, fixação de zonas, construção e restrições à construção), que também podem ter um efeito forte nos mercados de crédito e imobiliário”. “A resposta, presumivelmente, deve ser dada em função do dos fatores específicos que estão a motivar o crédito excessivo e o aumento dos preços das casas”, acrescenta o Fundo.

Apesar de Portugal ser um dos países onde os preços das casas sobem e onde se debatem soluções para travar a especulação imobiliária — como foi o caso da Taxa Robles –, o país não é referido no relatório do FMI de forma específica (a não ser para referir que já foi tomada a medida do teto dos 50% para a taxa de esforço). O Fundo não avança com recomendações concretas, optando antes por dar exemplos de soluções já adotadas ou áreas em que ainda podem ser tomas medidas.

Até porque, no relatório o Fundo chama a atenção para duas questões: a política acomodatícia do Banco Central Europeu, que mantém os juros em níveis historicamente baixos, impede uma leitura clara sobre a relação causa-efeito que estas medidas podem ter na concessão de crédito e nos preços das casas e, além disso, o Fundo alerta também a para a necessidade de testar estas soluções num ciclo económico completo (e não só na atual fase de crescimento económico).

No Regional Economic Outlook, o Fundo prevê que a Europa cresça este ano 2,3% e 1,9% no próximo. Estas foram as previsões que o FMI fez em outubro quando divulgou o World Economic Outlook. “A procura interna, suportada pelo emprego robusto e pelos salários, permanece como o principal motor do crescimento. Porém, o ambiente externo tornou-se menos favorável e é expectável que abrande em 2019 devido ao abrandamento da procura global, às tensões comerciais e a preços da energia mais altos”.
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 18/4/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›