App SUPERCASA
Discover your new home
Open
imobiliario

IMT dispara acima dos 50% em 12 concelhos

Share article Print
Oeiras foi dos que registou uma subida mais aparatosa (110%), mas Lisboa é quem recebe mais.
A mudança de Lisboa para Carcavelos da Nova Business School of Economics (Nova SBE) levou António Catarino a avançar para um novo ramo de negócio: o aluguer de casas a estudantes. A compra de uma casa na zona de Oeiras foi o passo seguinte. Não foi o único a ter esta ideia e a receita do IMT naquela zona comprova-o. Em 2017, Oeiras viu o imposto que incide sobre as vendas das casas disparar 110% e em Cascais superou os 50%. 

O IMT reflete o momento que o mercado imobiliário vive, com as casas a venderem-se rapidamente e a registarem sucessivas valorizações. No conjunto do país houve 12 autarquias onde este imposto subiu acima dos 50%. Ao contrário do Imposto Municipal sobre os Imóveis (que entre 2016 e 2017 viu, pelo segundo ano consecutivo, a receita cair), o IMT manteve a tendência de subida que tem acompanhado o mercado da compra e venda de imóveis, tendo chegado ao final de 2017 a render mais 198 milhões de euros do que um ano antes, um acréscimo de 30,2%.

Valores que levam a edição de 2017 do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, promovido pela Ordem dos Contabilistas Certificados e ontem divulgado, a assinalar “o extraordinário aumento” deste imposto, que já é para muitos municípios “a mais relevante” fonte de receita. 

Lisboa, Porto, Cascais (onde o IMT disparou 52,1%), Loulé ou Portimão são apenas alguns dos concelhos onde o imposto sobre a venda de casas já superou o valor que o IMI faz entrar nos cofres das autarquias. Grândola, que abrange a Comporta, uma das zonas que também estado na mira dos investidores, e onde o IMT era um imposto com uma expressão relativamente reduzida (3,17 milhões de euros), entrou no ano passado para o ranking dos concelhos onde esta receita fiscal supera a dezena de milhões de euros, ao arrecadar 10,83 milhões de euros. 

Contas feitas, entre os 35 municípios com maior receita de IMT cobrada no ano passado, há 32 que viram o valor aumentar, sendo que em 12 o crescimento anual superou a fasquia dos 50%. As três únicas autarquias a registarem uma quebra são Coimbra, Silves e Maia. 

Ainda que em termos relativos, Lisboa tenha contabilizado um acréscimo menos aparatoso (o IMT subiu 26,2%), em termos absolutos a sua situação não tem paralelo com nenhuma outra autarquia. Basta referir que o IMT rendeu globalmente 853,4 milhões, com a capital a absorver uma fatia de 224,5 milhões de euros. 

Do lado do IMI, o Anuário revela que o Porto foi uma das 99 autarquias que decidiram baixar a taxa deste imposto entre 2016 e 2017 e um dos 78 que viram a receita recuar naquele período. No total, a autarquia encaixou menos 3,9 milhões de euros (cerca de 10%). No conjunto do país, apenas Loulé e Albufeira perderam ainda mais (ver infografia). 

Em termos globais a receita do IMI transferida para as autarquias em 2017 foi de 1,46 mil milhões de euros. Foram menos 30 milhões do que no ano anterior. O que justificou esta descida? São vários os fatores, nomeadamente a opção de muitas câmaras em baixar a taxa (cujo intervalo oscila entre os 0,3% e os 0,45%), os descontos (também oferecidos pelos municípios) às famílias com filhos e ainda os pedidos dos proprietários para que o valor patrimonial das casas seja atualizado e que, frequentemente, culmina numa descida do VPT e, em resultado, do imposto. 

No conjunto dos municípios houve 209 que mantiveram as taxas, contando-se 55 que, ainda assim, apresentaram diminuição do valor cobrado. Em contrapartida, cidades como Lisboa, Odivelas ou Vila Nova de Gaia conseguiram aumentar a receita apesar de também terem mantido as taxas inalteradas. 

As taxas de IMI aplicadas por cada autarquia têm um impacto direto na carteira dos proprietários. Em Lisboa e no Porto, a opção por fixá-las em 0,3% e 0,32%, respetivamente em vez de 0,45% (o valor máximo) traduziu-se numa poupança de 155 e 101 euros (pela mesma ordem) para os respetivos contribuintes. Mas o concelho onde os proprietários têm mais razões para festejar é em Albufeira, já que pagam menos 301 euros do que pagariam se o IMI fosse cobrado pelo máximo de 0,45%.
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 19/4/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›