App SUPERCASA
Discover your new home
Open
Crédito habitação

Crédito à habitação. Saiba como obter um spread mais baixo

Share article Print
Usar as poupanças pode fazer toda a diferença na obtenção de uma taxa mais atractiva. Já contratar outros produtos associados ao crédito não traz neste momento qualquer vantagem financeira
Os bancos já voltaram a estar mais receptivos na concessão de crédito à habitação. Depois dos anos de ouro deste produto para a banca, nos últimos tempos verificou-se uma grande queda na aprovação destes pedidos. A crise financeira aliada às dificuldades das famílias e ao o elevado nível de incumprimento estiveram na base desta descida. Os bancos tornaram-se mais restritivos na atribuição de novos financiamentos e, ao mesmo tempo, aumentaram os spreads - a margem de lucro das suas operações.

A verdade é que este cenário parece estar a mudar. De acordo com a ronda feita pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco) junto das principais instituições financeiras, "começa a existir uma maior abertura por parte da banca para a concessão deste crédito". Apesar da boa notícia, a verdade é que os spreads praticados continuam a ser elevados. "Pese a tendência de descida verificada nos últimos meses, 3% foi o valor mais baixo conseguido para o cenário em que assegurávamos uma entrada de 20%. A excepção foi para o Santander Totta, que pratica um spread de 2,49% para a solução Select, mas implica domiciliar um vencimento líquido superior a 1500 euros (no caso de um titular) ou a 2500 euros (se forem dois titulares), valor ainda elevado para muitas famílias", diz.

CONTRATAR OUTROS PRODUTOS A contratação de outros produtos associados ao crédito, como cartão de crédito, seguros ou Plano Poupança Reforma (PPR), já deixou de ser vantajoso e sem impacto na redução dos spreads.

Então qual a melhor solução? O desejável, de acordo com a Deco, e considerando as actuais taxas de juro, é utilizar as suas poupanças para conseguir uma taxa mais atractiva. "Quanto menor for a relação entre o financiamento e a garantia oferecida, menor será o risco do banco e, por consequência, o spread obtido", salienta, acrescentando ainda que " outra solução poderá passar por adiar a sua decisão de compra até conseguir uma proposta abaixo dos 3%. Os bancos estão também mais exigentes no que diz respeito às garantias exigidas, olhando com mais atenção para a estabilidade profissional do agregado familiar e o seu nível de rendimentos. "Ainda que nas agências se prontificassem a fazer a nossa simulação, a primeira questão caía invariavelmente sobre o vínculo laboral dos proponentes e o seu rendimento. Fomos avisados de que a aprovação é muito complicada, se nenhum dos proponentes tiver um vínculo laboral estável", garante a entidade.

Por isso mesmo, o cartão de crédito deixou de fazer parte dos produtos que permitem reduzir o spread. "Apenas o Banco BPI, o Banco Popular, a Caixa Geral de Depósitos e o Santander Totta continuam a propô-lo. Já o Millennium bcp e o Banif informaram-nos que, actualmente, não prevêem bonificações de spread associadas à contratação de produtos bancários", acrescenta.

Na ronda que fez aos vários bancos, a Deco pediu uma simulação para um empréstimo de 100 mil euros com uma relação de financiamento/ garantia de 80%, o que significa que a entrada seria de 25 mil euros. Os spreads obtidos foram mais baixos do que os valores pedidos há dois ou três anos, mas mesmo assim acima dos 3%. "Apenas o Santander Totta ofereceu um preço inferior: 2,49%, para clientes Select, ou seja, com salário líquido acima dos 1500 euros. Caso contrário, o spread sobe para 3,35%. Seguem- -se o Montepio, com 3%, e o Banco BIC, com 3,10%. A taxa mais alta, de 6%, foi proposta pelo BBVA".

Já a maior redução obtida com "cross--selling" foi no Santander Totta, de 1,65 pontos percentuais ou de 2,51 no caso de ser cliente Select. A menor pertence à Caixa Geral de Depósitos, onde domiciliar o ordenado, subscrever seguros obrigatórios e ter cartões de débito e de crédito apenas contribui para uma descida de 0,30 pontos percentuais.

"Verificámos ainda se, ao diminuir o montante de financiamento, existiria uma variação significativa no spread. Dispusemo-nos a dar uma entrada de 50 mil euros, correspondendo a 40% do valor do imóvel. Perante este cenário, os valores propostos aproximam-se mais dos 3%. Mas apenas três instituições ficaram abaixo desta barreira: Santander Totta (2,49%), Banco BIC (2,90%) e Abanca (2,50%). No último caso, os custos mais elevados dos seguros associados ao crédito fazem cair o Abanca para a terceira posição, com uma taxa anual efectiva revista (TAER) de 4,033%", conclui.

OUTRAS ALTERNATIVAS Recorrer aos imóveis da banca poderá ser uma melhor oportunidade de negócio. Nestes casos, é possível obter spreads mais baixos e melhores condições de financiamento, como a isenção de algumas comissões. Ou seja, se optar por este tipo de imóveis, o cenário muda completamente: "além de os spreads propostos serem mais baixos, o montante emprestado pode ir até 100% do valor do imóvel. É o caso do Novo Banco com spreads entre 1,5% e 2%, e do Montepio, entre 2 e 2,5%", diz.

Mas as vantagens não se ficam por aqui. De acordo com a mesma análise, a maioria das instituições isenta ainda o cliente dos custos iniciais do processo, que, em média, rondam os 500 euros num crédito à habitação tradicional.
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 16/4/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›