App SUPERCASA
Discover your new home
Open
HCA

Novo Hospital Central do Alentejo deverá ser construído pela Acciona

Share article Print
A Acciona, uma das maiores construtoras espanholas, foi a única das oito empresas concorrentes à construção do novo Hospital de Évora que “cumpriu todos os requisitos exigidos" pelo concurso internacional.
A Acciona, uma das maiores construtoras espanholas, foi a única das oito empresas concorrentes à construção do novo Hospital de Évora que “cumpriu todos os requisitos exigidos" pelo concurso internacional.

Oito empresas manifestaram interesse em construir o novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, num investimento de 180 milhões de euros, mas apenas uma cumpre todos os requisitos, segundo um relatório preliminar do concurso público.

O relatório preliminar da fase de qualificação "identifica uma empresa, a Acciona, como a única que cumpriu todos os requisitos exigidos no concurso", revelou hoje à Lusa o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, José Robalo.

Segundo o responsável, o relatório preliminar, elaborado após uma reunião do júri, já foi enviado às empresas concorrentes para, se assim o entenderem, se pronunciarem no prazo de cinco dias úteis.

"Os concorrentes ainda podem apresentar alguma justificação que permita não haver o processo de adjudicação, embora não tenham cumprido com os requisitos exigidos", assinalou o presidente da ARS do Alentejo.

Após vários avanços e recuos, ao longo dos últimos anos, o concurso público internacional para a construção do novo Hospital Central do Alentejo, a construir em Évora, foi lançado no dia 14 de Agosto de 2019.

A construção do novo hospital envolve um montante total superior a 180 milhões de euros, uma vez que aos 150 milhões de investimento previsto, incluindo 40 milhões de fundos europeus, acresce 23% do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).



Nova unidade terá 11 blocos operatórios e lotação de 351 camas em quartos individuais

José Robalo indicou que, após a fase de auscultação das empresas, o júri voltará a reunir-se para produzir o relatório final e, nessa altura, "já haverá a escolha de um concorrente".

"A partir desse momento, segue para o Tribunal de Contas para que seja avaliado de forma prévia, antes de a adjudicação, e, se tudo correr dentro da normalidade, provavelmente, o processo de adjudicação poderá ser feito antes do final do primeiro semestre" deste ano, disse.

O Hospital Central do Alentejo projectado por Eduardo Souto de Moura, a construir na periferia de Évora, vai ter um edifício que ocupará uma área de 1,9 hectares e que terá uma lotação de 351 camas em quartos individuais. Capacidade que poderá ser aumentada, em caso de necessidade, até 487 camas.

A futura unidade hospitalar vai dar resposta às necessidades de toda a população do Alentejo, com uma área de influência de primeira linha que abrange cerca de 200 mil pessoas e, numa segunda linha, mais de 500 mil pessoas.

A infraestrutura contará com 11 blocos operatórios, três dos quais para actividade convencional, seis para actividade de ambulatório e dois para actividade de urgência, cinco postos de pré-operatório e 43 postos de recobro.
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 19/4/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›