App SUPERCASA
Discover your new home
Open
Jorge Garcia, Especialista em Imobiliário

Brasil, Europa e Portugal; rotas do mercado imobiliário no final de 2012!

Share article Print
A caminho do final do ano, os ventos da mudança no Brasil parecem continuar de feição. Apesar de alguma decepção com a divulgação pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dos resultados do PIB no segundo trimestre
A caminho do final do ano, os ventos da mudança no Brasil parecem continuar de feição.

Apesar de alguma decepção com a divulgação pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dos resultados do PIB no segundo trimestre, que levaram os analistas a baixarem suas previsões de crescimento para o corrente ano em torno de 1,5%, o Brasil prossegue crescendo, acreditando que a descida dos juros, os novos estímulos à economia, mais investimento público e expansão do crédito, possam produzir efeitos sobre a atividade produtiva, apesar das incertezas quanto ao comportamento da economia no exterior.

Verificando-se uma ligeira desaceleração, o mercado imobiliário brasileiro mantém-se condicionado por uma procura (demanda) superior à oferta, apesar de nos últimos três anos o volume anual de lançamentos das principais empresas promotoras (incorporadoras) ter duplicado.

Segundo uma pesquisa da Fundação João Pinheiro que mede o déficit habitacional do País, existem potenciais compradores com condições de aquisição, em todos os estratos sócio económicos da população brasileira. Estima-se que as empresas teriam de construir meio milhão de imóveis a mais todos os anos para fazer face à procura.

Com o crescimento da economia, da empregabilidade e do financiamento, as famílias brasileiras vão concretizando o sonho de adquirir casa própria. A expansão imobiliária dos últimos anos está a provocar transformações urbanas em todo o Brasil e a resposta começa a ganhar forma pela mão da ADIT Brasil, as comunidades planejadas.

Empreendimentos imobiliários de larga escala, em que a construção possa ocorrer respeitando o meio-ambiente, obedecendo às leis urbanísticas e oferecendo soluções adequadas de saneamento e abastecimento de água. Felipe Cavalcante, presidente do Conselho de Administração da ADIT Brasil, comentava há dias numa rede social, a sua grande expetativa e esperança, após uma audiência com o Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

No Brasil começa-se a falar sem preconceito ideológico, de parcerias entre o Estado e a iniciativa privada como parte da solução para o crescimento ordenado das cidades. Criar um marco regulatório para o setor das comunidades planejadas e a melhoria urbanística dos empreendimentos imobiliários, incluindo os abrangidos pelo programa “minha casa, minha vida”, serão os próximos passos. Enquanto isso na Europa, prossegue um lento ajustamento da oferta à diminuição da procura, por via da estagnação a norte e contração a sul das economias, do desemprego e da escassez de financiamento hipotecário. Continuam os comentários acerca da necessidade de uma profunda reestruturação das dívidas soberanas e das instituições europeias, para que as dúvidas em torno da sustentabilidade da dívida pública da zona Euro se dissipem.

Com a solução “eurobond´s” absorvendo toda a dívida pública existente e com a sua maturidade dilatada no tempo, com negociação de períodos de carência sobre o serviço da dívida e oferecendo boas rendibilidades, provavelmente a crise da zona euro seria resolvida.

Não existindo consenso quanto à mutualização da dívida pública da zona Euro, com perspetivas de crescimento económico muito fracas, a Europa prossegue num limbo de incertezas quanto ao seu futuro. Por esse motivo, são cada vez mais os empresários do setor imobiliário europeu, a apostar no mercado brasileiro, apesar dos desconhecimento quanto ao seu “modus operandis” provocar receios iniciais. E em Portugal? Voltamos a insistir que apesar da reabilitação das cidades estar a ganhar expressão, o envelhecimento dos principais centros urbanos e da sua população, Lisboa e Porto, subsiste.

Nestes municípios, de acordo com os censos de 2011, 25% da sua população residente tem mais de 65 anos e o número de alojamentos vagos alguns em condições de extrema degradação, ultrapassa os 700.000. Perante estes números e com o acrescendo da grave situação que grassa na indústria da construção e do imobiliário, a reabilitação do edificado poderia assumir um papel dinamizador e revitalizador.

Atenuar a degradação do património edificado, dinamizar economicamente os núcleos urbanos degradados, parecem ser soluções óbvias para um rejuvenescimento do edificado e da sua população residente. Voltamos também a insistir, que a atual situação económica, o elevado endividamento das famílias e o desemprego, merecem um olhar atento quanto à habitação social e particularmente ao mercado social de arrendamento.

Num recente trabalho publicado pelo IHRU (Instituto Habitação e Reabilitação Urbana) que cruzou dados dos censos 2011 com o inquérito à caraterização da habitação social em 2011, a percentagem dos “fogos”de habitação social arrendados no total de alojamentos arrendados é cerca de 14,3% e de apenas cerca de 2% se considerarmos os “fogos” de habitação social nos alojamentos familiares.

A nova lei do arrendamento urbano que em breve entrará em vigor, espera-se, virá introduzir finalmente uma lógica de funcionamento, com o ajustamento da oferta à crescente procura, no mercado livre de arrendamento.

Mas mesmo que esse ajustamento se venha a verificar no médio e longo prazo, milhares de famílias por incapacidade financeira, não vão encontrar uma solução de alojamento no curto prazo. É para essas famílias que urge encontrar respostas.
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 19/4/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›