App SUPERCASA
Discover your new home
Open
Parque escolar da Luz

Câmara de lagos investe 3,1m€ na ampliação do Parque Escolar da Luz

Share article Print
A Câmara de Lagos vai investir 3,1 milhões de euros nos trabalhos de ampliação do parque escolar da Luz, com a construção da nova EB1 + JI, intervenção que irá dotar a freguesia de melhores condições de conforto e de aprendizagem ao nível da rede escolar pública, ampliando a sua capacidade e contribuindo para a universalização da educação pré-escolar a partir dos 3 anos.
A Câmara de Lagos vai investir 3,1 milhões de euros nos trabalhos de ampliação do parque escolar da Luz, com a construção da nova EB1 + JI, intervenção que irá dotar a freguesia de melhores condições de conforto e de aprendizagem ao nível da rede escolar pública, ampliando a sua capacidade e contribuindo para a universalização da educação pré-escolar a partir dos 3 anos.

O projecto de execução foi aprovado em reunião extraordinária da Câmara Municipal de Lagos assim como a proposta de abertura de procedimento concursal para a empreitada, num investimento máximo previsto de três milhões e cem mil euros e um prazo de execução de 450 dias.

Trata-se de uma intervenção prevista na primeira Carta Educativa do concelho de Lagos, cuja necessidade foi reiterada em 2017 no âmbito do processo de revisão deste instrumento de diagnóstico e planeamento. O projecto estava em carteira há já vários anos, pelo que foi necessário proceder-se à sua actualização, de modo a ficar em conformidade com as alterações legislativas entretanto ocorridas. Neste processo de revisão acabaram por ser introduzidas algumas alterações suscitadas pela experiência adquirida na gestão dos equipamentos escolares, como sejam: a cobertura do percurso de acesso entre a portaria e o interior da escola; a instalação de uma estrutura de sombreamento no pátio do jardim-de-infância; a criação de condições nas salas de pré-escolar para que as crianças possam dormir a sesta; a instalação de muda-fraldas; a instalação de quadros interactivos nas salas de aula do 1.º ciclo; a instalação de painéis fotovoltaicos para aproveitamento energético da extensa cobertura plana do edifício; entre outras alterações visando a funcionalidade das instalações.


A intervenção criará, por outro lado, as condições necessárias para o fornecimento das refeições escolares no próprio estabelecimento, deixando de ser necessário proceder à deslocação dos alunos para outras instituições fora do espaço escolar (situação que acontece actualmente com os alunos da EB1 da Luz).

Ao nível do pré-escolar pretende-se: adequar os espaços às práticas pedagógicas actuais; acabar com o funcionamento de sala única, situação que, ao nível da gestão dos recursos e pedagógico, apresenta desvantagens; e aumentar a resposta pública neste nível de ensino, contribuindo para a sua universalidade.

O novo equipamento será edificado numa parcela de terreno municipal com a área de 17.766 m2, localizada na articulação de duas vias de comunicação: o eixo viário de ligação Luz-Espiche e a via de ligação local ao núcleo residencial da Bela Vista da Cooperativa Chesgal.

O edifício caracteriza-se por disponibilizar um conjunto de 8 salas de aula distribuídas por dois pisos (4 destinadas ao ensino básico, 2 para expressões e 2 com a valência de Jardim de Infância). Cozinha, refeitório, sala polivalente, biblioteca, sala de professores e sala para o pessoal não docente, gabinete de atendimento aos pais, balneários e instalações sanitárias e espaços de arrumos ocupam a restante área do espaço interior. No exterior o recinto será dotado com um polidesportivo, uma zona de recreio coberta e outra descoberta, uma zona para a prática de jogos tradicionais, uma hora pedagógica, espaços verdes e estacionamento. Todas as áreas de recreio exterior estarão interligadas por rampas, garantindo a acessibilidade sem barreiras.

A intervenção permitirá aumentar o número de salas de pré-escolar e do 1.º ciclo. Esta solução implicará a redefinição da rede escolar em toda a freguesia, com provável impacto na actual EB1 da Luz e na EB1 + JI de Espiche.

No contexto do concelho e da própria região, este é um investimento que se revela prioritário, uma vez que a ampliação da capacidade da oferta permitirá acabar com o horário escolar em regime duplo que ainda vem sendo praticado na EB1 de Espiche, com autorização excepcional da parte do Ministério da Educação, e passar a adoptar o horário normal que é praticado em todos os demais estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho.
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 20/4/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›