App SUPERCASA
Discover your new home
Open
Jorge Garcia, Especialista em Imobiliário

Novos ventos sopram no mercado imobiliário brasileiro

Share article Print
Para melhor “governar” suas embarcações, vai ser necessário conhecer os ventos e saber usar o leme.
Particularmente na última década, o Brasil vive uma extraordinária mudança.

Em muitos dos artigos publicados anteriormente temos feito referência, ao grande esforço de profissionalização dos agentes que compõem a cadeia de valor do mercado imobiliário residencial.

Particularmente na última década, o Brasil vive uma extraordinária mudança. Em muitos dos artigos publicados anteriormente temos feito referência, ao grande esforço de profissionalização dos agentes que compõem a cadeia de valor do mercado imobiliário residencial.

Muito embora a credibilização, regulação e fiscalização da sua atividade, se venha fazendo com o imprescindível contributo das associações sócio - profissionais do setor, COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) e CRECI´s (Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis), a recente entrada das principais redes de franquia imobiliária internacionais no mercado brasileiro, vem acrescentar um dado novo.

Se até aqui, empresários e corretores imobiliários têm buscado parcerias internacionais particularmente através da rede de contatos COFECI-CRECI, essas redes de franquia imobiliária de dimensão mundial trazem agregadas nos seus sistemas de trabalho, apreciáveis redes “networking” à escala global. Se nos últimos anos, os principais operadores no mercado imobiliário residencial, particularmente construtoras e incorporadoras mas também agências imobiliárias, através de fusões e aquisições têm procurado atingir uma dimensão que lhes permita obter ganhos de escala e massa crítica, também é verdade que o próprio conceito de rede de franquia imobiliária traz agregada essa lógica de escala e massa crítica, a que acrescenta o “ saber fazer” testado e aperfeiçoado pela sua atuação em diferentes mercados. Mas essa transformação em busca da dimensão adequada, não ficará completa sem uma efetiva redução dos custos de gestão e ganhos de eficiência na afetação de recursos.

Também neste aspecto, ao implementarem nos seus mercados locais os sistemas de trabalho integrados dessas redes de franquia, empresários e profissionais imobiliários irão encontrar respostas às suas necessidades e legítimas expetativas. Mas se as redes de franquia imobiliária de origem norte-americana aportam marca global, marketing, formação profissional, tecnologia adequada à partilha de informação e serviços imobiliários inovadores, para que venham a obter sucesso irão ter de produzir “massa cinzenta”.

A base do sucesso empresarial dessas redes de franquia no Brasil como em qualquer outro canto do Mundo, irá passar pela partilha dessa “ massa cinzenta” por toda a organização, pelo seu perfil de liderança, pelo alinhamento de todos os seus membros em função de objetivos individuais e coletivos quantificáveis e pela adaptação e aperfeiçoamento local da cultura organizacional global dessas marcas. Existem elementos comuns a todas essas culturas empresariais como os seus valores. Valores, aquilo que coletivamente é considerado e aceite como bem e mal, e que se refletem nas relações internas entre os membros dessas redes e no relacionamento dessas organizações com os destinatários da sua comunicação.

Valores assumidos e interiorizados por todos os seus membros e que possam contribuir para esse esforço coletivo mais geral, de maior profissionalização do mercado imobiliário residencial no Brasil. Quem olha de fora para o mercado imobiliário brasileiro fica impressionado com a sua grandiosidade, na medida em que esse olhar se costumiza, encontra um enorme potencial de crescimento.

E esse enorme potencial começa por estar no mercado F.S.O.B. (For Sell By Owner). Muitos milhares de potenciais vendedores e compradores de imóveis no Brasil ainda não encontraram resposta satisfatória para suas necessidades, motivações e aspirações, na atual oferta de serviços imobiliários. Muitos milhares de potenciais vendedores e compradores de imóveis no Brasil, ainda não confiam suficientemente nas competências e soluções apresentadas pelos operadores imobiliários. Esse será o primeiro e gigantesco desafio das redes de franquia imobiliária no Brasil, arrastar empresários e profissionais desse setor de atividade da sua zona de conforto e transformar mercado potencial em real.

Enquanto isso na Europa, prossegue a navegação à vista, sem rumo e sem comandantes que assumam o leme. À deriva , prossegue a expiação das culpas; endividamento excessivo dos Estados e das Famílias, a desregulamentação financeira, a ganância do capital financeiro e as “bolhas” imobiliárias.

À deriva, continuam a ser lançadas pistas para as cimeiras que se seguem; reforço do capital do BEI (Banco Europeu de Investimento) e do Fundo Europeu de Garantia de Depósitos , capacitação do F.E.E.F. (Fundo Europeu de Equilibrio Financeiro) para que possa recomprar dívidas soberanas, reprogramação dos Fundos Estruturais não utilizados e Eurobonds. Por cá, quando economistas e politólogos são confrontados na televisão e noutros fóruns de debate com uma antevisão do que poderá vir a acontecer, a resposta invariavelmente é: _ “ toda a vez que a Europa é colocada contra a parede, ela reage”!.
“- Se acertem, é inevitável” é um conselho deste lado do oceano, que tarda em ser escutado.
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 18/4/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›