App SUPERCASA
Discover your new home
Open
taxa

Taxas Euribor caem e a três meses ficam em novo mínimo de sempre

Share article Print
As taxas Euribor desceram hoje (05 março) a três meses para um novo mínimo de sempre, pela terceira sessão consecutiva, e a seis e a 12 meses em relação a quarta-feira.
A Euribor a três meses recuou hoje (05 março) para -0,469%, um terceiro novo mínimo consecutivo e menos 0,001 pontos do que na quarta-feira. O anterior mínimo da Euribor a três meses, de -0,468%, tinha sido registado em 04 de março de 2019.

No mesmo sentido, a taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, recuou hoje para -0,432%, menos 0,014 pontos e contra o atual mínimo de sempre, de -0,448%, verificado em 03 de setembro de 2019.

No prazo de 12 meses, a taxa Euribor também caiu hoje, para -0,362%, menos 0,003 pontos e contra o atual mínimo, de -0,399%, em 21 de agosto.

A evolução das taxas de juro Euribor está intimamente ligada às subidas ou descidas das taxas de juro diretoras do Banco Central Europeu (BCE)

As taxas Euribor acentuaram o valor negativo depois da indicação de Frankfurt de que vai manter as taxas de juro diretoras nos níveis baixos, em vez das subidas que se perspetivavam, e de que podem mesmo voltar a baixar, perante a pouca solidez do crescimento económico da zona euro.

A taxa de juro aplicada às principais operações de refinanciamento está em 0%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez em 0,25% e a taxa de facilidade permanente de depósito em -0,50%.

As taxas Euribor a três, a seis e a 12 meses entraram em terreno negativo em 2015, em 21 de abril, 06 de novembro e 05 de fevereiro, respetivamente.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 20/4/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›