App SUPERCASA
Descubre tu nuevo hogar
Abrir
foto1

Preços do imobiliário podem vir a subir na União Europeia

Compartir noticia Imprimir
A previsão é da Comissão Europeia, que assinala a moderação dos mercados imobiliários no ano passado e a falta de habitação na média dos Estados-membros.
A Comissão Europeia (CE) lançou previsões para o mercado imobiliário, apontando, para breve, uma possível subida dos preços na União Europeia (UE). Esta projeção é feita num contexto em que há falta de habitação na média dos Estados-membros e com as previsões económicas de primavera a assinalar a moderação dos mercados imobiliários no ano passado. 

Assim, apesar das variações regionais, Bruxelas assinala que "os preços imobiliários voltem a aumentar em breve", recordando que, no quarto trimestre do ano passado, os preços na zona euro se fixaram 1,2% abaixo do nível de 2022. Os preços da UE, por outro lado, ficaram 0,2% acima, e as variações foram, em média, de -1,1% na Zona Euro e de -0,3% na UE. 

Sobre os países mais afetados pelas variações, apontam: "as descidas mais significativas foram registadas na Alemanha, Suécia, Luxemburgo e Finlândia. Pelo contrário, Croácia, Bulgária, Lituânia, Polónia, Portugal e Eslovénia registaram taxas de crescimento superiores a 6%". 

No que respeita a novas licenças de construção e transações neste âmbito, o executivo comunitário indica que os números estiveram próximos dos níveis mais baixos dos últimos dez anos: "as licenças de construção parecem ter começado recentemente a recuperar. Os padrões de crédito rigorosos e a baixa procura deverão continuar a pesar nas transações imobiliárias e na construção durante mais alguns trimestres", indicam. 

Neste contexto, a CE aponta que, numa fase posterior, poderá haver uma recuperação da procura, em prol das perspetivas de crescimento dos rendimentos e da redução das taxas de juro apontada pelo Banco Central Europeu: "espera-se que a interação entre estes desenvolvimentos e a oferta de habitação estruturalmente baixa apoie os preços da habitação no futuro". 

Noticias relacionadas
Comentario
Los comentarios están siempre sujetos a previa aprobación. Quedarán excluidos de ser publicados los comentarios considerados ofensivos, insultantes, difamatorios, incitadores a la violencia, discriminatorios e inadecuados con el texto que se desea comentar.
Fecha: 27/9/2024
Fecha: Diaria
Ediciones: Gratis
Selecciones del editor leer más ›
Agenda leer más ›