App SUPERCASA
Descubre tu nuevo hogar
Abrir
money

IRS: Fisco já reembolsou 250 milhões de euros

Compartir noticia Imprimir
As Finanças já reembolsaram os contribuintes que entregaram as suas declarações de IRS referentes a 2015 no valor de 249,73 milhões de euros, anunciou esta sexta-feira o ministério liderado por Mário Centeno.

O Fisco já reembolsou os contribuintes que entregaram declarações de IRS respeitantes aos seus rendimentos de 2015 em cerca de 250 milhões de euros, mais concretamente 249,73 milhões de euros, anunciou esta sexta-feira, 6 de Maio, o Ministério das Finanças em comunicado enviado às redacções. 

Até ao momento, de acordo com o documento, foram realizados 266 533 reembolsos, que elevam o valor do reembolso médio para os 936,96 euros. 

No âmbito das primeira e segunda fases de entrega, deram entrada nos serviços do Fisco até dia 4 de Maio, a passada quarta-feira, cerca de 3,8 milhões de declarações, tendo a esmagadora maioria – 3,68 milhões – sido introduzidas em sistema na primeira fase, que decorreu até 30 de Abril. 

A maior parte das declarações foi entregue pela internet - cerca de 88% no caso da primeira fase. Neste período, apenas 4% dos contribuintes casados ou em união de facto optaram pela tributação separada, especifica o ministério. 

Um dia depois de ter sido detectado um erro no sistema das simulações de IRS do site das Finanças - que apresentava reembolsos demasiado elevados para o valor que acabava por ser pago -, a tutela do Fisco vem agora reconhecer a existência de "pequenas falhas informáticas" episódicas devido à "complexidade das soluções introduzidas este ano com a reforma do imposto". 

"A Autoridade Tributária tem corrigido, rapidamente, os problemas detetados e apresentado alternativas, de forma a assegurar que os contribuintes têm as melhores condições para cumprir as suas obrigações fiscais", garante o documento. 

Esta quinta-feira, perante a divulgação pública da discrepância entre os valores das simulações e dos reembolsos finais, a Autoridade Tributária concedeu que os contribuintes que tenham optado pela tributação conjunta ou separada em função do erro do sistema podem agora entregar uma nova declaração sem custos.
Noticias relacionadas
Comentario
Los comentarios están siempre sujetos a previa aprobación. Quedarán excluidos de ser publicados los comentarios considerados ofensivos, insultantes, difamatorios, incitadores a la violencia, discriminatorios e inadecuados con el texto que se desea comentar.
Fecha: 19/4/2024
Fecha: Diaria
Ediciones: Gratis
Selecciones del editor leer más ›
Agenda leer más ›