App SUPERCASA
Découvres ta nouvelle maison
Ouvre
habitação

Há mais famílias a não pagar o crédito à habitação e ao consumo

Partager actualités Imprimer
No total das famílias com empréstimos, 11,3% estavam em situação de incumprimento em outubro, face a 11% no mês de setembro.
No total das famílias com empréstimos, 11,3% estavam em situação de incumprimento em outubro, face a 11% no mês de setembro, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal.

Das famílias com crédito à habitação, 4,7% não conseguem cumprir o pagamento do empréstimo, um aumento de 0,1 pontos percentuais face ao mês de setembro.

Também no crédito ao consumo se regista um agravamento do malparado nas famílias. Em outubro, 12,1% das famílias estão em falta com o pagamento do crédito, mais 0,3 pontos percentuais do que em setembro.

Os valores são, contudo, inferiores ao nível de incumprimento registado um ano antes.

Em termos de saldo em dívida, o rácio de crédito vencido manteve-se em 3,8% em outubro.

Quanto aos empréstimos concedidos pelos bancos a famílias, registaram uma taxa de variação homóloga de 0,8%. No crédito ao consumo, a taxa situou-se em 7,4% em outubro, face a 7,3% em setembro e 4,9% no mês homólogo de 2017. Na habitação, a taxa manteve-se em -0,9%, em termos mensais, mas subiu comparando com os -1,7% em outubro de 2017.

O saldo de empréstimos às famílias desceu para 124.305 milhões de euros, de 124.365 milhões de euros um mês antes. Na habitação, o saldo de crédito concedido caiu para 97.986 milhões de euros de 98.098 milhões de euros. No consumo, o saldo aumentou para 26.319 milhões de euros de 26.267 milhões de euros.
Actualités liées
Commentaire
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Date: 19/4/2024
Date: Tous les jours
Accueil: Gratuit
Choix de l'éditeur lire plus ›
Agenda lire plus ›