Venda ou alugue a sua casa!
Área Pessoal Lista de imóveis Social

Pesquisar Notícias

Pesquisar

15 outubro 2018

Só 10% das habitações destruídas nos incêndios estão recuperadas

construção

Um ano após os incêndios de outubro, apenas 36 das 366 casas de primeira habitação que arderam se encontraram totalmente recuperadas, segundo revela a edição desta segunda-feira, 15 de outubro, do “Jornal de Notícias”.

O número, datado de 9 de outubro (o mais recente), engrossou na última semana, já que, a 2 de setembro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) dava conta de apenas oito. Os contratos de empreitada mandam que as obras estejam concluídas até dezembro, mas em muitos casos a data é considerada irrealista.

No concelho de Oliveira do Hospital, onde mais pedidos de reconstrução foram aprovados, só 17 (já com obra no terreno) devem estar prontas até dezembro, referiu ao “JN), o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino. Por sua vez em Tondela, está contratada a recuperação de 71 habitações destruídas. Dessas, foram dadas como prontas 17, todas entre 2 e 9 de outubro.

No Norte do país ainda nenhuma das habitações está recuperada, com a CCDR da região a ter a seu cargo a reconstrução de 13 casas. No entanto, só em setembro o Ministério do Planeamento autorizou a contratação dos projetos de arquitetura e especialidades.

Há um ano foram arrasados 220 mil hectares de terra de 32 concelhos, com 914 ignições, que causaram 50 mortos e 70 feridos naquele que foi o dia do maior episódio pirconventivo da história da Europa e maior do mundo em 2017.

Comentário

Submeter

Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.