App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Foto 1

Fernando Medina aponta crescimento do PIB para este ano

Partilhar notícia Imprimir
O Ministro das Finanças está otimista sobre a evolução do PIB em Portugal este ano, apontando uma subida de 1,5%.
Fernando Medina, Ministro das Finanças, está mais otimista em relação à evolução do Produto Interno Bruto (PIB) do que a Comissão Europeia, acreditando num crescimento de 1,5% este ano e contrariando as previsões pessimistas de Bruxelas. Para o executivo, este é um "número atingível".

"É muito cedo no ano para fazer alguma alteração relativamente à previsão do Governo sobre essa matéria. Creio que os dados que temos e que tivemos do último trimestre, aliás, pelo efeito que têm de arrastamento para o ano de 2024, reforçam a convocação de que o número de 1,5% é um número atingível no ano de 2024", garante Medina.

Sobre a evolução do emprego, e questionado à chegada da reunião informal dos ministros das Finanças da zona euro da União Europeia que teve lugar em Gante, cidade belga, o executivo afirmou: "qualquer aumento do desemprego é, obviamente, uma notícia que preocupa e que não é do agrado de nenhum ministro das Finanças. Agora temos que perceber a situação que nós estamos a viver, uma situação muito excecional [...] na qual a capacidade de criação de empregos muitas vezes não segue exatamente o mesmo ritmo da chegada das pessoas ao mercado de trabalho e por isso é que nós estamos a ter este paradoxo é que o emprego também está a aumentar"

E acrescentou ainda: "preocupa-me a situação do desemprego, [mas] preocupar-me-ia mais se a economia estivesse num ponto de destruição de empregos face àquele que temos e não a crescer empregos". 


Bruxelas é mais pessimista nas previsões
Nas últimas previsões de inverno, divulgadas neste mês de fevereiro, a Comissão Europeia apontou um crescimento de 1,2% do PIB português em 2024 e de 1,8% em 2025, uma revisão em baixa de uma décima para este ano, porém, acima da média da zona euro e da União Europeia. 

Portugal foi considerado, assim, um dos países com moeda única com o segundo maior abrandamento do ritmo de crescimento entre este e o ano passado, para 1,2% este ano e 1,8% no próximo, tendo as projeções de inverno estimado um crescimento de 1,3% para este ano. 

Assim, a Comissão Europeia assinala que o crescimento em Portugal deverá "continuar moderado no início de 2024", impactado pela "fraca procura por parte dos principais parceiros comerciais".

Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 27/9/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›