App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Foto1

Investimento em construção cresce 5,2% no 1º semestre

Partilhar notícia Imprimir
A recente divulgação pelo INE - Instituto Nacional de Estatística da evolução da actividade económica nacional relativamente ao 1º semestre de 2021, veio confirmar uma recuperação do PIB de 4,3%, em termos homólogos, evolução esta influenciada pelo efeito base, uma vez que as restrições sobre a actividade económica em consequência da pandemia se fizeram sentir de forma mais intensa no primeiro semestre de 2020, conduzindo então a uma contração sem precedente da actividade económica.
A recente divulgação pelo INE - Instituto Nacional de Estatística da evolução da actividade económica nacional relativamente ao 1º semestre de 2021, veio confirmar uma recuperação do PIB de 4,3%, em termos homólogos, evolução esta influenciada pelo efeito base, uma vez que as restrições sobre a actividade económica em consequência da pandemia se fizeram sentir de forma mais intensa no primeiro semestre de 2020, conduzindo então a uma contração sem precedente da actividade económica. Ao nível do investimento em construção e do VAB do sector observa-se, respectivamente, aumentos de 5,2% e de 4,4%, face ao 1º semestre de 2020.

De acordo com o relatório divulgado hoje pela AICCION - AECOPS, no que diz respeito, às licenças emitidas pelas Câmaras Municipais nos primeiros seis meses de 2021 regista-se uma variação de 15,9%, em resultado de um crescimento de 17,1% nos edifícios habitacionais e de 12,9% dos não residenciais. Relativamente aos fogos licenciados em construções novas, totalizaram 14.018 neste primeiro semestre de 2021, o que traduz uma variação de 15,4% face aos 12.145 alojamentos licenciados no semestre homólogo.

Nos primeiros sete meses de 2021, o novo crédito à habitação ascendeu a 8.565 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 36,5% face aos mesmos meses do ano anterior, e supera já o valor concedido durante o ano de 2017. Ao nível da avaliação bancária na habitação, observa-se uma valorização de seis euros por m2 face ao mês anterior, o que corresponde a uma manutenção da tendência de crescimento deste indicador.

No mercado das obras públicas, nos primeiros sete meses de 2021, foram abertos concursos de obras públicas no montante de 2.516 milhões de euros, o que corresponde a uma quebra de 20% face aos 3.163 milhões promovidos em igual período do ano anterior. No entanto, relativamente às empreitadas de obras públicas objecto de celebração de contrato e registo no Portal Base nos primeiros sete meses de 2021, apura-se um volume total de 2.254 milhões de euros, o que traduz um aumento de 47,9%2 em termos de variação homóloga temporalmente comparável.
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 19/4/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›