Perfil de baixo risco: novos créditos habitação aumentam
Partilhar notícia
Imprimir
O Banco de Portugal indica que o perfil dos novos clientes de crédito habitação melhorou em 2023.
O Banco de Portugal (BdP) divulgou esta segunda-feira, 25 de março, o seu relatório de acompanhamento das recomendações macroprudenciais, onde revela os perfis dos novos clientes dos créditos habitação contratados em 2023. De acordo com a análise, o perfil dos novos clientes melhorou, apesar de não ser "diretamente comparável com o de anos anteriores".
Segundo a instituição bancária, 61% dos novos clientes de crédito habitação têm um perfil de baixo risco, querendo isto dizer que são clientes com taxas de esforço inferiores ou iguais a 50% dos seus rendimentos, bem como um rácio "loan to value", que significa o valor emprestado pelo banco face ao valor do imóvel, inferior ou igual a 80%.
Conforme explica o BdP, "desde 2018 observa-se uma melhoria do perfil de risco dos mutuários que contratam créditos habitação", tendo existido, no ano passado, um "claro crescimento" dos contratos de crédito habitação concedidos a clientes com perfil de baixo risco, que aumentou para 61% em 2023 face aos 49% registados em 2022.
Idade média dos compradores situa-se nos 30 anos
Foi ainda possível apurar a maturidade média ponderada das novas operações de crédito habitação, que se situou nos 30,6 anos de idade durante o mês de dezembro do ano passado. Isto significa que os bancos estão a cumprir as recomendações de fazer convergir a maturidade média para os 30 anos, contudo, na União Europeia (UE), Portugal é dos países com maturidade média mais elevada.
Sobre a duração dos empréstimos, esta é, normalmente, de dezenas de anos, pelo que cabe os bancos avaliarem a capacidade do cliente continuar com o pagamento das prestações caso as taxas de juro aumentem. Neste sentido, foi reduzida de 3% para 1,5% a taxa de esforço que os bancos têm de simular para facilitar o acesso ao crédito, em prol do aumento das taxas de juro.
Mantenha-se a par BCE alerta para riscos com crédito malparado
Notícias relacionadas
Juros nos novos créditos habitação caíram em dezembro
Renegociações do crédito habitação aumentam em 2023
Juros dos novos empréstimos habitação em queda desde setembro
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.