App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
vistos gold

Vistos Gold registam quebra na ordem dos 60% até final de abril

Partilhar notícia Imprimir
Os chineses mantêm-se no topo da lista dos cidadãos que mais investem neste programa.

Foram concedidas 5003 Autorizações de Residência para Investimento (ARI) até ao final de abril de 2017, das quais 4712 por via do requisito da aquisição de bens imóveis. Os dados foram revelados pela Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP). 

O mês de abril, inscreveu um número total de 122 vistos concedidos, registando-se uma quebra de cerca de 60% face ao mês anterior, que não surpreende Luís Lima, Presidente da APEMIP. 

“Infelizmente, estes números confirmam os alertas que tenho feito. Nos últimos meses, os dados divulgados pelo SEF pareciam positivos, passando ao mercado uma mensagem enganadora. Na verdade, o que se verificava era uma monitorização aos despachos efetuados pelos trabalhadores e não aos resultados reais do programa no mercado. Cerca de 90% das emissões feitas nos últimos meses dizem respeito a processos antigos, que estavam há muito tempo a aguardar deferimento, e não a novos pedidos”, declara. 

O representante das imobiliárias alerta que a tendência da emissão de vistos de residência ao abrigo deste programa será de quebra. “Os potenciais investidores têm já uma perceção negativa sobre este programa, devido aos constantes bloqueios burocráticos que enfrentam. Tanto quanto sei, os trabalhadores do SEF não têm tido mãos a medir para dar seguimento aos processos, uma vez que há pedidos a aguardar despacho há mais de 10 meses, e outros parados há mais de um ano. Isto faz com que haja uma quebra de confiança que se reflete no decréscimo do número de investidores interessados em investir ao abrigo deste mecanismo. Muitos deles procuram por isso alternativas, aliciados por programas semelhantes noutros países europeus, como a Espanha, para onde têm fugido os investidores que desistem de Portugal. Esta é a minha perceção do mercado, mas se assim não for, sugiro que o Governo promova a transparência da informação veiculada, com a divulgação das datas de entrada dos processos que são despachados, para que possamos monitorizar corretamente o impacto deste programa no mercado”, afirma. 

Em termos de investimento total, desde a sua criação os Vistos Gold já trouxeram para o país mais de 3 mil milhões de euros, sendo que a aquisição de bens imóveis supera já os 2,7 mil milhões de euros o que confirma a importância deste Regime na captação de investimento para Portugal. 

Os chineses mantêm-se no topo da lista dos cidadãos que mais investem neste programa, com um total de 3376 vistos concedidos, seguindo-se o Brasil com 403, a África do Sul com 180, a Rússia com 173 e o Líbano com 99.
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 19/4/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›