App SUPERCASA
Descubre tu nuevo hogar
Abrir
Filipe Lourenço, CEO da Private Luxury Real Estate

Tendências no Imobiliário de luxo

Compartir noticia Imprimir
Filipe Lourenço, especialista em imobiliário, sublinha as grandes tendências no segmento de luxo.
Luxo e tendências. Duas palavras que encerram conceitos voláteis, não consensuais e discutíveis, particularmente quando aplicados ao imobiliário. Ainda assim, arrisco abordar o tema, não apenas pelo desafio da discussão, mas, sobretudo, pelo gosto em partilhar a experiência da nossa marca, enquanto importante player neste mercado.

Tendências não são modas efémeras. Surgem a partir de mudanças culturais, avanços tecnológicos, movimentos sociais ou inovações, entre outros fatores. Refletem as preferências e interesses da sociedade num determinado momento, fornecendo insights sobre o que pode estar em alta ou tornar-se relevante no futuro próximo. Podemos identificá-las na tecnologia, na economia, até mesmo nos nossos comportamentos sociais, sendo o mesmo válido no imobiliário de luxo.

Localização premium, vistas deslumbrantes, áreas generosas, tecnologia integrada, materiais luxuosos e acabamentos irrepreensíveis são fatores indiscutíveis, mas não são tudo.

Nos últimos anos, a pandemia introduziu algumas variáveis que trouxeram, senão novas tendências, pelo menos, ajustes nas que se vinham a desenhar. Desde logo, a crescente procura por imóveis que ofereçam soluções integradas de bem-estar, como piscina, ginásio, sauna, espaço de meditação, ou jardim exterior. Mas não só. Cresceu também a procura de casas com espaço dedicado para trabalho remoto, que não seja o datado ‘escritório’. Um local mais orgânico, no qual trabalhar seja natural e enquadrado com o lifestyle do cliente. Exigem-se condições ergonómicas e tecnológicas capazes de oferecer um dia de trabalho confortável.

Ora, tecnologia é outra trend, e as smart homes uma exigência crescente de muitos clientes. Casas com vídeo-segurança eletrónica, soluções de controlo por voz de iluminação ou aquecimento, tendem a ser um standard.

Depois, a exigência de sustentabilidade, que sentimos em pleno crescimento. Do processo de construção aos materiais, passando pelo aproveitamento da energia solar, águas ou eficiência energética, trata-se de uma tendência galopante nos compradores de imóveis de luxo, sem prejuízo dos materiais mais exclusivos usados na construção e que dão um ambiente sofisticado e de luxo mais vincados.

Privacidade e segurança, customização da construção, equilíbrio entre a vida indoor e outdoor são outros predicados que surgem na lista de exigências de muitos dos nossos clientes e às quais, cada vez mais, deveremos estar atentos, antecipando necessidades mais transversais.

Curiosamente, ou não, avanço com uma outra tendência que começamos a identificar: casas que possibilitem um convívio multigeracional quotidiano. De alguma forma, o regresso a um tempo de que muitos de nós ainda nos lembramos; de, na mesma casa, viverem duas ou três gerações da mesma família. Como vemos hoje, como há três gerações, há standards que nunca mudam, como a localização, contudo, é fundamental estarmos atentos, distinguirmos modas de tendências e antecipar a necessidade dos clientes mais exigentes neste mercado que é o do imobiliário de luxo.

Outras notícias relacionadas com o tema Imobiliário de Luxo: Casas de Luxo são alvo de procura ou A moda imobiliária: Penthouse
Comentario
Los comentarios están siempre sujetos a previa aprobación. Quedarán excluidos de ser publicados los comentarios considerados ofensivos, insultantes, difamatorios, incitadores a la violencia, discriminatorios e inadecuados con el texto que se desea comentar.
Fecha: 27/9/2024
Fecha: Diaria
Ediciones: Gratis
Selecciones del editor leer más ›
Agenda leer más ›