App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Foto1

10 objetos dos quais já não está a precisar em casa

Partilhar notícia Imprimir
Manter a casa organizada e livre de desordem é essencial para um ambiente mais agradável e funcional.
Muitas vezes acumulamos objetos que já não têm utilidade, esquecidos em casa a ocupar espaço desnecessário. Por falta de tempo ou de paciência, é possível cair no erro de achar que estes objetos não afetarão a arrumação ou organização dos seus espaços, contudo, livrando-se deles, terá novo espaço disponível para utilizar e, quem sabe, até transformar para outro propósito.

A importância de se desfazer de objetos que não utiliza é grande, representando uma limpeza, quer física, quer emocional, e por isso, para o ajudar, aqui fica a lista dos 10 objetos que provavelmente já não está a precisar em casa e que podem ser doados, reciclados ou descartados.

    1. Roupas que não usa há mais de um ano podem ser doadas para instituições de caridade ou vendidas em 2.ª mão, podendo libertar espaço no guarda-roupa e a beneficiar outras pessoas.

    2. Aparelhos eletrónicos obsoletos, como telefones, carregadores, portáteis que já não funcionam e uma série de outros dispositivos, que podem ser reciclados em pontos de recolha específicos. Procure nas gavetas, pois certamente encontrará cabos, telemóveis antigos e outros aparelhos dos quais nem sequer se lembrava.

    3. Livros antigos e revistas que já leu podem ser doados para bibliotecas, escolas ou centros comunitários, proporcionando novas leituras para outras pessoas.

    4. Utensílios de cozinha duplicados ou que raramente usa podem ser doados ou vendidos. Isto inclui panelas, formas e pequenos eletrodomésticos.

    5. Sapatos desgastados, ou fora de moda, podem ser reciclados ou doados, dependendo do seu estado. Eles ocupam espaço e muitas vezes acabam esquecidos no fundo do armário. Acha mesmo que vale a pena mantê-los?

    6. Produtos de beleza e cosméticos fora do prazo de validade não devem ser utilizados, arriscando-se a apanhar uma séria alergia dermatológica, e por isso, devem ser descartados de maneira apropriada para evitar reações adversas.

    7. Jogos e brinquedos antigos que as crianças já não usam podem ser doados a creches, hospitais infantis ou outras famílias. Isto ajuda a manter a casa organizada e a dar alegria a outras crianças.

    8. Decorações fora de estação,
como objetos sazonais que estão danificados ou que não usou nas últimas estações. Estes podem ser reciclados ou doados, libertando espaço para novas decorações mais modernas e em linha com os seus gostos atuais.

    9. Papéis e documentos antigos que não têm mais utilidade devem ser triturados para evitar uma acumulação desnecessária e proteger informações pessoais.

    10. Móveis que não usa, antigos ou que não se encaixam na decoração atual, podem ser vendidos ou doados. Desta forma, criará mais espaço e renovará o ambiente da sua casa.

Livrar-se de alguns objetos pode trazer uma sensação de renovação e ajudar a manter a sua casa mais organizada e funcional. Avalie o que realmente precisa e faça escolhas conscientes sobre o que pode ser doado, reciclado ou descartado.

E se quer aprender mais sobre temas relacionados com este, por que não ler:
Moda circular: como funciona e quais os benefícios?, Reduza a sua pegada ambiental: 3 mudanças para fazer em casa e Faça uma limpeza de verão à sua casa: o que não pode faltar
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 6/10/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›