
BCE alerta para riscos com crédito malparado
Partilhar notícia
Imprimir
A exposição da banca ao imobiliário comercial e o crédito malparado são duas das preocupações manifestadas por Christine Lagarde, presidente do BCE.
Christine Lagarde, Presidente do Banco Central Europeu (BCE) manifestou esta quinta-feira, 21 de março, algumas preocupações com a exposição da banca ao imobiliário comercial e com o volume de créditos malparados, falando da resiliência da banca da Zona Euro em 2023.
De acordo com a dirigente, no relatório anual do BCE, há o sentimento de que os bancos europeus continuaram a "navegar" no ambiente desafiante do ano passado: "embora as taxas de juro mais elevadas tenham afetado as margens de juro líquidas dos bancos da zona euro, levando a uma rendibilidade média dos capitais próprios de 10% no terceiro trimestre de 2023, as taxas de depósito e os non-performing loans [NPL/crédito malparado] estão a aumentar".
Neste sentido, Lagarde indicou que "os supervisores irão continuar a monitorizar de perto os riscos", nomeadamente "a exposição dos bancos a setores vulneráveis, como o imobiliário comercial", abordando "as preocupações sobre a governança dos bancos e os quadros internos de controlo de risco".
A responsável do BCE defende ainda que "a resiliência e adaptabilidade serão cruciais para enfrentar os desafios estruturais colocados pelas alterações climáticas e pela digitalização", apontando que, já este ano, se espera que "os bancos cumpram as expectativas de supervisão do BCE sobre os riscos climáticos e ambientais e integrem esses riscos nas suas estratégias e processos de gestão de riscos".
E conclui: "à medida que a utilização da inteligência artificial se torna mais generalizada, os supervisores continuarão a examinar minuciosamente as estratégias de digitalização dos bancos e a sua resiliência aos ataques cibernéticos".
Leia de seguida Valor das remessas dos emigrantes subiu 0,79% em janeiro
Notícias relacionadas
Taxas Euribor sobem novamente e pressionam crédito
BCE pode cortar juros já no outono
Impacto das taxas americanas na Europa
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.