App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Foto 1

Crianças em casa? Dicas para a tornar mais segura

Partilhar notícia Imprimir
Ter crianças em casa pode ser um desafio e é importante protegê-las dos perigos que existem em casa. Trazemos-lhe algumas dicas.
Há cuidados a ter quando existem crianças por perto, sobretudo em casa, um espaço em que por norma elas se sentem mais à vontade e acabam por explorar mais. Para os pais, a proteção dos seus filhos é o objetivo maior, e por isso, o CASASAPO Notícias reuniu uma lista de sugestões para ter asseguradas todas as medidas de segurança na sua casa. 

Por vezes, escapam pequenos detalhes que parecem não fazer a diferença, mas desde as cortinas às tomadas elétricas, nem sempre estão reunidas as condições de máxima segurança para crianças pequenas, cuja inocência as impede de terem consciência dos perigos a que muitas vezes se expõem. Veja abaixo a lista dos nossos conselhos para tornar a sua casa mais segura:

1. Portas e gavetas com travão
Para evitar que entalem os dedos, previna portas e gavetas com trancas ou travões. Desta forma, os mais pequenos não as vão conseguir abrir. Pode encontrar estes mecanismos em lojas de ferragens ou de bricolage, fáceis de aplicar. 

Siga esta sugestão, também, para armários que contenham produtos de limpeza ou outro tipo de conteúdo que possa ser perigoso para as crianças, mantendo-os impossíveis de abrir aos mais pequenos.

2. Tomadas protegidas
Certamente já terá olhado para uma tomada e pensado acerca do seu formato fascinante. Para as crianças, essa curiosidade é imensa e, com ela, vem a vontade de tocar e sentir as texturas, até porque a sua localização junto do chão é extremamente apetecível para os mais pequenos, que têm ao nível dos olhos esses pequenos geradores de eletricidade.

Assim, é extremamente importante vedar todas as tomadas, com protetores utilizados para esse fim, e esconda também fios elétricos e outros elementos elétricos que possam ser perigosos.

3. Janelas seguras
Certifique-se de que as suas janelas não são um risco para as crianças. Por norma, existe bastante curiosidade e elas tendem a trepá-las ou a espreitar através delas, incorrendo em risco de queda caso estas se encontrem abertas. Tente evitar abrir janelas quando as crianças andarem a passear pela casa ou, se possível, coloque uma vedação de metal para que seja impossível qualquer acidente.

4. Escadas com cancela
Além das janelas, as escadas são outro elemento que pode levar a quedas perigosas. Coloque cancelas, no topo ou na base das escadas, para evitar deslocações de risco, e mantenha-as sempre fechadas.

5. Cortinas sempre presas
Sabia que as cortinas podem ser causa de acidentes graves? É importante ter atenção quando as crianças se deslocam para junto delas, pois podem ocorrer asfixias caso as cortinas se enrolem no pescoço delas, muitas vezes de forma voluntária em jeito de brincadeira. Prenda-as com fios e tenha atenção a cortinas que tenham cordões ou elementos que possam provocar acidentes. As crianças têm tendência a levar à boca coisas que não devem e, muitas vezes, mesmo com os objetos mais inofensivos, podem ocorrer desastres. Evite-os mantendo este elemento debaixo de olho. 

Siga estes conselhos e mantenha a sua casa segura para as crianças, evitando acidentes. Pode acompanhar mais das nossas dicas em:
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 1/9/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›