App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Foto 1

Freguesia do Bonfim vai converter bairro num parque verde

Partilhar notícia Imprimir
A aquisição da Ilha dos Moinhos, bairro localizado na freguesia do Bonfim, foi aprovada por unanimidade em Assembleia Municipal.
Foi decidido na passada segunda-feira, 19 de fevereiro, a aquisição da Ilha dos Moinhos, bairro localizado na freguesia do Bonfim, no Porto, para reabilitação para novos usos, com a zona das Fontaínhas alocada à conversão num parque verde com dupla função. Esta foi uma decisão aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal. 

"A decisão está tomada de ser uma zona não edificada", assumiu o Presidente da Câmara, Rui Moreira, acrescentando que, apesar de ter sido "um processo de compra moroso", poderá resolver "um problema gravíssimo da cidade", referindo-se a inundações e enxurradas. 

O Plano Diretor Municipal (PDM) determina que apenas uma parcela do terreno é área verde, contudo, o local dará origem a mais um parque para a cidade, "que servirá também como forma de prevenção de eventuais enxurradas".

"Vamos ter de criar bacias de retenção, como fizemos no Parque da Asprela. Temos de fazer uma idêntica no Jardim da Paulo Valada, junto à Avenida Fernão de Magalhães", conforme afirma o autarca, mencionando que terão de ser efetuadas um "conjunto de intervenções para evitar que a água caia torrencialmente, para não destruir e corroer as estruturas e armazenar essa água"

As inundações são, assim, uma das maiores preocupações do município, que poderão estar associadas à estação do Campo 24 de Agosto, apesar de Rui Moreira salientar que essa questão já está a ser alvo de estudo: "desde que foi construída a estação de metro do Campo 24 de Agosto que surgiram problemas que a jusante, quer a montante daquela estação. Não sabemos, mas os fenómenos têm-se vindo a agravar". 

O total alocado à aquisição das 32 edificações, algumas das quais em ruína, é de 900 mil euros, um valor que terá sido proposto pelos proprietários e aceites pelo município e unanimidade das forças políticas.

Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 2/9/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›