App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Foto 1

Inflação em Portugal recuou 1,4% em dezembro

Partilhar notícia Imprimir
INE aponta primeira estimativa de recuo da inflação no mês de dezembro, com base na desaceleração do Índice de Preços no Consumidor
De acordo com os primeiros dados divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), a taxa de inflação em Portugal registou uma descida em cadeia de 0,1 pontos percentuais, fixando-se nos 1,4% em dezembro. 

Na origem deste recuo está a diminuição da taxa do Índice de Preços no Consumidor (IPC), cuja taxa de variação média anual passou de 7,8% em 2022, para 4,3% em dezembro de 2023. Assim, conforme os dados do gabinete estatístico português, a variação do indicador de inflação subjacente, da qual são excluídos produtos alimentares não transformados e energéticos, passou de 5,6% em 2022 para 5% em 2023.

O INE sublinha: "a desaceleração do IPC verificou-se na maioria das categorias de produtos, refletindo o efeito base associado ao aumento de preços em 2022, a diminuição dos preços dos bens energéticos e a isenção do IVA aplicada a alguns bens alimentares essenciais a partir de maio", acrescentando que "a diminuição da taxa de variação do IPC entre 2022 e 2023 foi influenciada pelo comportamento dos produtos energéticos com uma variação média anual de -9,0% (23,7% no ano anterior) e pela desaceleração da inflação subjacente e dos produtos alimentares não transformados, que registaram variações médias anuais de, respetivamente, 5,0% e 9,5% (5,6% e 12,2% em 2022)"

Face ao mesmo período de 2022, a variação do IPC foi de 2,6% em dezembro de 2023, depois de ter atingido, em novembro, os 2,6%. Por outro lado, em termos mensais, o IPC verifica uma variação de -0,4 em dezembro face aos -0,3 dos mês anterior e em dezembro de 2022.

A habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis são indicados pelo INE como as classes que mais penalizaram a variação homóloga do IPC durante o mês de dezembro. Contudo, os bens alimentares, bebidas não alcoólicas e a restauração e hotelaria tiveram contribuições positivas na variação em causa.

Ficou interessado em saber mais sobre a Economia em Portugal? Acompanhe: Portugueses registam riqueza abaixo da média da Zona Euro
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 3/10/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›