App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
foto1

Isenção de IMT e Imposto de Selo: jovens podem poupar até 13.700€

Partilhar notícia Imprimir
A poupança pode variar conforme o valor do imóvel, estando os detalhes da medida a ser ainda afinados.
A estratégia para a Habitação apresentada pelo Governo tem sido bastante discutida nas últimas semanas, com a aprovação de algumas medidas em curso e outras, ainda por definir prazos, a deixar um sentimento de alívio fiscal na carteira dos portugueses, e em especial dos mais jovens. 

A medida que contempla a isenção do IMT e do Imposto de Selo na compra da primeira habitação, própria e permanente, por exemplo, vai significar aos jovens até aos 35 anos um "desconto" de 5.500 na compra de uma casa no valor de 200.000 euros, ou de 13.700, numa casa de 300.000 euros. 

Ao que se sabe, a isenção do IMT e do Imposto de Selo só chegará até aos jovens até aos 35 anos que se insiram até ao 4.º escalão do IMT, correspondente a 316.772 euros, o que significa uma poupança significativa na aquisição do imóvel, com encargos fiscais normalmente avultados. 

Assim, na compra de uma casa de 150 mil euros, por exemplo, é pago, no regime em vigor, um total de 1.279 euros em IMT, aos quais é somado o valor do Imposto de Selo, correspondente a 2.479 euros. Com a medida, já não terão de ser cobertos estes valores, sendo aplicado o "desconto" da isenção. 

Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 10/10/2025
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›