App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Foto 1

Projetos de energia portugueses selecionados pela Comissão Europeia

Partilhar notícia Imprimir
A Comissão Europeia anunciou que atribuirá aproximadamente 720 milhões de euros a projetos de hidrogénio renovável selecionados pelo Banco Europeu de Hidrogénio.
Dois projetos portugueses foram selecionados pela Comissão Europeia num concurso promovido pelo Banco Europeu de Hidrogénio, que destinará cerca de 720 milhões de euros para a produção de hidrogénio renovável na União Europeia (UE).

A Comissão Europeia anunciou que atribuirá aproximadamente 720 milhões de euros a sete projetos de hidrogénio renovável selecionados no primeiro concurso realizado pelo Banco Europeu de Hidrogénio. Esses projetos produzirão hidrogénio renovável na Europa para uso em setores como aço, produtos químicos, navegação e fertilizantes.

Entre os sete projetos vencedores, escolhidos entre 132 propostas, estão duas iniciativas portuguesas, da Galp (Petrogal) e da MadoquaPower2X. Esses projetos têm o objetivo de produzir, respetivamente, 216 quilotoneladas e 511 quilotoneladas de hidrogénio 'verde' ao longo de 10 anos.

O projeto da Galp, denominado Green2Green II, terá uma capacidade de 200 megawatts elétricos e poderá evitar a emissão de 1.477 quilotoneladas de dióxido de carbono (CO2) em uma década, com um preço de 0,39 euros por quilograma. Enquanto isso, o projeto MadoquaPower2X (MP2X) terá uma capacidade de 500 megawatts elétricos, podendo evitar a emissão de 3.494 quilotoneladas de CO2 em 10 anos, com um preço de 0,48 euros por quilograma.

A Comissão Europeia observou que os sete projetos vencedores planeiam produzir um total de 1,58 milhões de toneladas de hidrogénio renovável ao longo de 10 anos, evitando mais de 10 milhões de toneladas de emissões de CO2. Esses projetos estão distribuídos em quatro países europeus, incluindo Portugal, Espanha, Noruega e Finlândia, com preços variando entre 0,37 e 0,48 euros por quilograma de hidrogénio renovável produzido.

Embora o valor exato de cada projeto não tenha sido revelado, a Comissão Europeia informou que os sete projetos receberão subsídios que variam de oito milhões a 245 milhões de euros, e devem começar a produzir hidrogénio renovável dentro de cinco anos.

O Banco Europeu de Hidrogénio foi oficialmente lançado pela Comissão Europeia em novembro passado, com um primeiro leilão no valor de 800 milhões de euros. A segunda rodada de leilões está prevista para a primavera de 2024.

A UE estabeleceu a meta de produzir 10 milhões de toneladas de hidrogénio a nível nacional até 2030, como parte do plano energético REPowerEU. O Banco Europeu de Hidrogénio será financiado através das receitas do regime de comércio de licenças de emissão da UE e do Fundo de Inovação da UE, com o objetivo de apoiar a produção doméstica de hidrogénio e reduzir as importações de hidrogénio renovável. O hidrogénio 'verde', proveniente de fontes renováveis, é considerado uma alternativa limpa e versátil em diversos setores, incluindo indústria, transporte e energia.

Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 4/6/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›