App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Foto 1

Sistemas de domótica e poupança de energia: tudo o que deve saber

Partilhar notícia Imprimir
É impossível não imaginar um aparelho elétrico, sem pensarmos no seu consumo de eletricidade. Mas também existem tecnologias que melhoram a eficiência energética.
É impossível não imaginar um aparelho elétrico, sem pensarmos no seu consumo de eletricidade. Mas também existem tecnologias que melhoram a eficiência energética. É o caso dos sistemas de domótica e as suas inúmeras aplicações para poupar energia. De seguida, A Selectra apresenta algumas dicas para saber como configurar o seu sistema domótico sem gastar muito, segundo uma comunicação enviada ao CASASAPO notícias.

Para começar, deve esquecer a ideia de que ter um sistema domótico é algo muito caro e futurístico que apenas está ao alcance de poucos. Não é bem assim. Graças à Internet das Coisas (IoT), já pode aproveitar as vantagens da domótica a partir do seu smartphone ou smartwatch.

A tecnologia pode se tornar uma aliada quando falamos de poupar energia. Melhorar a eficiência energética é benéfico para o seu bolso e para o meio ambiente, pois promove o consumo responsável. E não há nada mais importante do que salvar e cuidar do planeta. Comecemos! 

Como poupar energia instalando sistemas domóticos em casa

A primeira coisa é definir é saber para que servem estes sistemas. A domótica é uma tecnologia usada para automatizar processos e controlar as casas ou eletrodomésticos a partir do painel de controlo de um dispositivo, como um smartphone.

O controlo através da domótica torna a vida mais confortável, melhora a segurança, promove a acessibilidade, cria uma casa conectada e a poupança de energia. Um exemplo da instalação da domótica, é ligar o aquecimento a partir do carro, antes de chegar em casa. Ainda no campo da poupança, além de energia, esta tecnologia permite redução no consumo de combustível e água. 

Onde a domótica pode ser aplicada?

No controlo da iluminação
Um dos tipos populares de sistemas de domótica do mercado,  é o da iluminação.  Este sistema oferece a possibilidade de controlar o ligar e desligar das luzes da casa. Se  se esquecer de desligar as luzes quando sair de casa, a domótica pode reverter isso numa questão de minutos. 

Existem sistemas de iluminação domótica que adaptam a intensidade da luz em função do ambiente onde se encontram. Além disso, também é possível escolher a tonalidade da luz das lâmpadas para iluminar com eficiência.

Na climatização
No momento de se conseguir encontrar a temperatura ideal, existem soluções na domótica que detetam a temperatura do local para programar o ar condicionado ou o aquecimento.

Acabaram as discussões sobre a temperatura do ar condicionado. Um termostato inteligente "lê" a temperatura do exterior e do ambiente, levando em consideração a época do ano, e decide a temperatura ideal para si. Ou seja, aquela que proporciona maior conforto sem que se desperdice energia.

Na programação dos eletrodomésticos
Como já deve saber, existem tarifas com vários períodos horários onde o preço da eletricidade varia. Certamente, há dias em que não se encontra em casa para poder colocar a máquina de lavar roupa a funcionar nos horários onde a energia é mais barata, certo? Pois bem, com os sistemas de domótica pode programar o funcionamento dos seus eletrodomésticos para uma determinada hora onde a eletricidade é mais barata. 

Aproveitar o horário mais barato para usar os eletrodomésticos é um dos truques para se poupar mais. Graças à domótica, não precisa de estar constantemente a olhar para as horas, pois os eletrodomésticos são  ativados automaticamente.

Além disso, os sistemas domóticos são úteis para acabar com o “consumo fantasma”, pois desligam completamente os aparelhos que não estão a ser usados.

Um smartphone para controlar tudo
Ter um sistema de domótica para uma casa inteligente significa ser capaz de controlar a sua casa a partir de um ecrã. Desde abrir e fechar as persianas para aproveitar a luz do sol até desligar as luzes de qualquer lugar.

O controlo integrado e inteligente também pode detetar falhas e avarias nos seus aparelhos. Por exemplo, podem ajudar a  encontrar fugas de energia que podem levar a que o quadro elétrico dispare.

Monitorize o seu consumo
O consumidor de energia que mais poupa é quem melhor conhece os seus hábitos e sabe adaptá-los. A domótica pode ajudá-lo a traçar um perfil do consumo de energia da sua casa e saber quais eletrodomésticos mais consomem.

Com um sistema domótico, todos os dados de consumo de energia ficarão sob o seu controlo. Desta forma, poderá saber se lhe convém uma tarifa com discriminação horária, quantos quilowatts consome ou que potência elétrica contratar. 

Gadgets para consumir menos luz

É hora de revelar como tornar a sua casa numa “casa domótica” sem gastar muito dinheiro ou ter que fazer grandes obras. Existem muitos dispositivos e aplicações que permitem automatizar tarefas ou controlar a sua casa por voz. E não nos referimos apenas à Alexa.

Lâmpada inteligente. Lâmpadas conectadas à Internet? Se fosse há uns anos, isto podia ser um pouco estranho, mas nos dias de hoje, são uma alternativa que permite controlar a iluminação.

Tomadas inteligentes. Estes conectores permitem controlar e programar horários para ligar e desligar os aparelhos elétricos.

Sensores de presença. Estes sensores acendem a luz quando detetam a presença de alguém numa divisão, e a apagam quando já não há ninguém. A melhor solução para os mais esquecidos.

Fecho automático de janelas. Instalando nas janelas um sistema de domótica vinculado à climatização, estas podem fechar-se para evitar a fuga de frio ou calor.

Medidores de consumo. Estes gadgets fornecem informações em tempo real sobre o consumo de energia dos dispositivos.

Já decidiu instalar algum dos sistemas de domótica na sua casa? A tecnologia veio para fazer parte das nossas vidas, e o que é certo é que hoje em dia termos como internet, dados móveis, fibra ótica, conectividade e muitos outros já fazem parte do nosso dia a dia. Aproveite a ocasião para dar um passo à frente: não importa quantos anos tem, pois, poupar energia e proteger o ambiente é algo que diz respeito a todos, e isto é muito fácil com a ajuda da tecnologia.

Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 16/6/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›