
Stock do crédito habitação cresceu de forma ligeira em abril
Partilhar notícia
Imprimir
Trata-se de um aumento ligeiro face a março, de 0,2 mil milhões de euros.
De acordo com o Banco de Portugal (BdP), nos seus dados mais recentemente partilhados, o total de crédito habitação concedido a particulares, ou o stock que contempla novos e antigos empréstimos habitação, subiu de forma ligeira em abril, face a março, para 99.159 milhões de euros. Ainda assim, e quando analisado face ao ano anterior, é verificado um recuo.
"O montante de empréstimos para habitação totalizava 99,2 mil milhões de euros, mais 0,2 mil milhões de euros que em março. Em termos de variação anual, estes empréstimos decresceram 0,4% em abril, depois de terem descido 0,6% em março. É o quarto mês consecutivo em que a taxa de variação anual dos empréstimos para habitação aumenta, ainda que se mantenha negativa", indica o boletim do regulador.
Assim, o total de stock de empréstimos habitação concedidos pelos bancos para a compra de imóvel fixou-se, em abril, no valor mais alto desde setembro de 2023, em que era de 99.192,4 milhões de euros, ainda que bastante abaixo do valor de dezembro de 2022, em que foi de 100.301,4 milhões de euros.
No que respeita à globalidade dos empréstimos concedidos a particulares, nos quais se agregam, também, os créditos habitação e para outras finalidades, em abril deste ano o stock "cresceu em termos anuais pelo terceiro mês consecutivo (0,7%), impulsionado pelo aumento dos empréstimos ao consumo e outros fins".
No seu boletim, o BdP conclui: "os empréstimos ao consumo atingiram 21,6 mil milhões de euros, mais 0,1 mil milhões do que em março de 2024. Estes empréstimos aumentaram 6,2% em relação a abril de 2023 e o seu crescimento, em termos anuais, está a acelerar desde janeiro de 2024".
Acompanhe também: Queda nas taxas Euribor traz alívio às famílias com crédito habitação
Notícias relacionadas
BCE muda critérios de crédito e mercado cresce em 2024
Euribor sobe a 3 e 12 meses, mas desce a 6 meses
Taxa de juro de novos créditos habitação caiu para 3,71% em maio
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.