Venda de novos imóveis em Lisboa caiu 56%
Partilhar notícia
Imprimir
Na região do Algarve houve registo de uma queda de 53% e os preços dos imóveis novos acompanham a trajetória descendente em todo o país.
O número de novas casas vendidas na Área Metropolitana de Lisboa caiu 56% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo de 2022, a maior queda do país que, de Norte a Sul, registou descidas significativas na venda de construção nova, revela hoje a consultora imobiliária imovendo em comunicado enviado ao CASASAPO Notícias.
A região do Algarve registou a segunda queda mais dramática, tendo a venda de construção nova caído 53% nos primeiros três meses do ano, face ao mesmo período do ano passado, seguindo-se a região do Alentejo (- 40%) e a Área Metropolitana do Porto (-35%).
A região Norte foi a exceção à regra e, neste período, registou uma subida de 6% na venda de imóveis novos.
“Esta descida tão drástica explica-se pelo facto de os imóveis novos terem o preço por metro quadrado bastante inflacionado. Mas o cenário de queda acompanhou também o valor das casas, o que significa que o mercado imobiliário está, finalmente, a mostrar sinais de retração”, explica Miguel Mascarenhas, cofundador da imovendo, na nota a que o CASASAPO Notícias pôde aceder.
Descidas no preço
Segundo os dados analisados pela imovendo, o preço do m2 de imóveis novos caiu na região do Alentejo (-39%), seguindo-se a Área metropolitana do Porto (-18%), a Área Metropolitana de Lisboa (-12%), o Algarve (-7%) e o Centro (-2%).
“O primeiro trimestre de 2023 foi, sem dúvida, um período de grande retração no mercado imobiliário. Um cenário que já se avizinhava há cerca de dois anos, mas que só agora começa a dar os verdadeiros sinais de abrandamento”, completa Miguel Mascarenhas.
À semelhança das vendas, na região Norte também o preço por metro quadrado de imóveis subiu (+12%), face ao primeiro trimestre de 2022, contrariando a tendência que se registou no restante território português.
Resultados relevantes
Notícias relacionadas
LACS Santos: novo espaço de cowork nasce em Lisboa
JLL e CBRE assessoram transação de palácio histórico em Lisboa
Home Tailors Real Estate fecha 2022 com balanço positivo
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.