App SUPERCASA
Discover your new home
Open
foto1

Sistema de garantias de origem para renováveis arranca este mês

Share article Print
A REN vai poder emitir certificados para gases de origem renovável, como o hidrogénio e o biometano, tal como já acontece com a eletricidade.
A REN – Rede Eléctrica Nacional S.A., na qualidade de Entidade Emissora de Garantias de Origem (EEGO), vai começar já este mês a poder emitir certificados para gases de origem renovável (hidrogénio e biometano), à semelhança do que já acontece com a eletricidade, segundo a informação divulgada em comunicado à redação do CASASAPO Notícias. Este processo será internacionalizado até ao final do ano com a adesão, no setor do gás, à Associação de Entidades Emissoras (AIB), o que irá permitir a importação e exportação destas Garantias de Origem no espaço europeu.

A emissão destes certificados arranca já este mês para os gases de origem renovável (hidrogénio e biometano) injetados nas infraestruturas de serviço público de gás, estando prevista a certificação de energia autoconsumida até outubro. Até ao final do ano, o sistema EEGO deverá estar ligado ao da AIB, permitindo o início das operações internacionais de Garantias de Origem de gases de origem renovável. Embora alguns esquemas de certificação de gases renováveis já estejam operacionais em alguns países da União Europeia e de ocorrerem inclusivamente algumas trocas bilaterais entre países, não existe ainda um mercado europeu de Garantias de Origem para este setor.
 
Para 2025, está previsto o arranque da emissão de Garantias de Origem para gases off-grid e não renováveis de baixo teor de carbono, assim como o arranque dos leilões de Garantias de Origem para gases de origem renovável. À semelhança do que acontece com a eletricidade, a EEGO deverá ter um papel ativo neste processo, nomeadamente através da liquidação física dos leilões, o controlo e gestão das carteiras, entre outras responsabilidades. No entanto este mecanismo está ainda dependente da publicação de normas regulamentares.
 
A EEGO iniciou a sua atividade em março de 2020 e tem atualmente registadas no seu sistema cerca de 440 empresas (incluindo produtores, comercializadores e brokers) e mais de 1000 instalações que certificam mensalmente a sua produção de energia elétrica. Desde 2020 foram já emitidos em Portugal mais de 140 milhões de Garantias de Origem.

Leia mais temas como este em CASASAPO Notícias
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 7/10/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›