App SUPERCASA
Discover your new home
Open
Foto 1

Guia prático para pagamento do IMI: Como e Quando?

Share article Print
Descubra como os proprietários podem calcular e pagar o IMI através do portal das Finanças ou da app Sit. Fiscal, dentro dos prazos estabelecidos.
O prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) começou no dia 1º de maio. Mas como os proprietários sabem quanto devem ao Fisco?

Geralmente, a Autoridade Tributária (AT) envia uma nota de cobrança para casa. No entanto, também é possível obter os dados de pagamento através do portal das Finanças. 

Para isso, basta seguir alguns passos simples. Inicie sessão no portal e clique em 'Serviços', depois em 'Imposto Municipal sobre Imóveis', seguido de 'Consultar Notas de Cobrança' para o ano de 2022.

Outra opção é usar a aplicação 'Sit. Fiscal' do Fisco, onde também é possível acompanhar o reembolso do IRS, se for o caso.

Este pagamento diz respeito à primeira prestação do IMI ou ao pagamento total do imposto se este for inferior a 100 euros, e pode ser feito até o final de maio.

O IMI incide sobre o valor patrimonial tributário (VPT) dos imóveis, com uma taxa única de 0,8% para prédios rústicos e taxas entre 0,3% e 0,45% para prédios urbanos.

Embora o imposto seja calculado e cobrado pela AT, são as autarquias que definem a taxa a aplicar em cada concelho, dentro dos intervalos estabelecidos.

As autarquias também decidem sobre as taxas agravadas para imóveis devolutos e em ruínas, bem como sobre o IMI familiar. Este ano, 267 autarquias pretendem conceder esse desconto, com reduções de 30, 70 e 140 euros, dependendo do número de dependentes.

Segundo a lei, o IMI é pago em maio, de uma só vez, se o valor for até 100 euros. Entre 100 e 500 euros, o pagamento é dividido em duas vezes (maio e novembro), e acima de 500 euros, em três vezes (maio, agosto e novembro).

Os proprietários têm a opção de pagar o imposto na totalidade em maio, se assim o desejarem.

Acompanhe estes e outros temas em CASASAPO Notícias
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 4/6/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›