App SUPERCASA
Descubre tu nuevo hogar
Abrir
Foto 1

Hotéis sobem preços na noite de Natal e durante o fim do ano

Compartir noticia Imprimir
Setor do turismo espera que se estabeleçam novos recordes tanto em estadias como em receitas durante o Natal e a passagem de ano.
Este ano espera-se que o setor do turismo registe um elevado número, tanto de estadias como de receitas, batendo recordes dos anos anteriores. Esta tendência vai manter-se na época festiva, com os hoteleiros a apontar para uma subida de reservas e aumento de preços por noite no natal e passagem de ano.

De 30 de dezembro a 2 de janeiro, espera-se que o preço médio por noite atinja os 169 euros, valor este que se encontra 5 euros acima da média registada no ano passado. O nível de ocupação a 10 de dezembro já atingia os 58% a nível nacional, sendo que deverá subir para os 75%, ultrapassando os 61% de reservas, registado no mesmo período em 2022.

Por sua vez, no Natal (de 22 a 26 de dezembro), o preço médio por noite irá subir 14%, de 118 euros para 135 euros este ano. A nível de reservas, no dia 10 de dezembro encontravam-se nos 44%, valor este que deve subir para 56% de ocupação, acima dos 50% registados em 2022.

Na área metropolitana de Lisboa, as reservas situam-se entre os 62% e os 83%, com preços a chegar aos 202 euros por noite no fim de ano. No entanto, o aumento mais expressivo acontece no Algarve, com os preços a subir de 133 euros (em 2022) para 161euros por noite em 2023.

Na Madeira, onde habitualmente é cobrado o valor mais elevado do país e existe uma elevada afluência, os preços vão descer. A Associação Hoteleira de Portugal (AHP) aponta para uma fixação de preços nos 250 euros por noite, menos 7% que o valor cobrado no ano passado.

As únicas regiões que ficaram abaixo do número de reservas registado no ano passado são os Açores e o Centro, com os hoteleiros a prever taxas de ocupação máximas de 34% e 45%, respetivamente.

Os profissionais do setor hoteleiro estão otimistas para esta época, afirmando que se a taxa de ocupação chegar aos 75% é “sem dúvida” um “bom resultado”, criando perspetivas positivas para o ano de 2024.

Noticias relacionadas
Comentario
Los comentarios están siempre sujetos a previa aprobación. Quedarán excluidos de ser publicados los comentarios considerados ofensivos, insultantes, difamatorios, incitadores a la violencia, discriminatorios e inadecuados con el texto que se desea comentar.
Fecha: 2/9/2024
Fecha: Diaria
Ediciones: Gratis
Selecciones del editor leer más ›
Agenda leer más ›