App SUPERCASA
Discover your new home
Open
Foto 1

Hotéis sobem preços na noite de Natal e durante o fim do ano

Share article Print
Setor do turismo espera que se estabeleçam novos recordes tanto em estadias como em receitas durante o Natal e a passagem de ano.
Este ano espera-se que o setor do turismo registe um elevado número, tanto de estadias como de receitas, batendo recordes dos anos anteriores. Esta tendência vai manter-se na época festiva, com os hoteleiros a apontar para uma subida de reservas e aumento de preços por noite no natal e passagem de ano.

De 30 de dezembro a 2 de janeiro, espera-se que o preço médio por noite atinja os 169 euros, valor este que se encontra 5 euros acima da média registada no ano passado. O nível de ocupação a 10 de dezembro já atingia os 58% a nível nacional, sendo que deverá subir para os 75%, ultrapassando os 61% de reservas, registado no mesmo período em 2022.

Por sua vez, no Natal (de 22 a 26 de dezembro), o preço médio por noite irá subir 14%, de 118 euros para 135 euros este ano. A nível de reservas, no dia 10 de dezembro encontravam-se nos 44%, valor este que deve subir para 56% de ocupação, acima dos 50% registados em 2022.

Na área metropolitana de Lisboa, as reservas situam-se entre os 62% e os 83%, com preços a chegar aos 202 euros por noite no fim de ano. No entanto, o aumento mais expressivo acontece no Algarve, com os preços a subir de 133 euros (em 2022) para 161euros por noite em 2023.

Na Madeira, onde habitualmente é cobrado o valor mais elevado do país e existe uma elevada afluência, os preços vão descer. A Associação Hoteleira de Portugal (AHP) aponta para uma fixação de preços nos 250 euros por noite, menos 7% que o valor cobrado no ano passado.

As únicas regiões que ficaram abaixo do número de reservas registado no ano passado são os Açores e o Centro, com os hoteleiros a prever taxas de ocupação máximas de 34% e 45%, respetivamente.

Os profissionais do setor hoteleiro estão otimistas para esta época, afirmando que se a taxa de ocupação chegar aos 75% é “sem dúvida” um “bom resultado”, criando perspetivas positivas para o ano de 2024.

Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 2/9/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›